Cristo está vivo! Celebre a vida!!!
04/04/2021Madre Mazzarello: “É preciso amar a todos com verdadeira caridade”
13/05/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
“A santidade consiste em estar sempre alegre”, eis o lema de vida deste jovem inspirador. São Domingos Sávio é considerado o primeiro fruto do sistema preventivo de Dom Bosco. Nascido no dia 2 de abril de 1842 em San Giovanni di Riva, cresce em uma família rica de valores. Impressionou desde pequeno pela sua maturidade humana e cristã.
Assumiu com seriedade a vida espiritual, tanto que foi admitido com apenas sete anos à primeira Comunhão – traçou num caderninho o seu projeto de vida: “Vou me confessar frequentemente e farei a comunhão sempre que o confessor me permitir”. Aquilo que lhe faltava a nível de força física, ele recuperava em excelência moral, em fortaleza de coração e em aceitação da vontade de Deus, qualquer que esta fosse.
Vida Salesiana
Encontra-se com Dom Bosco, quando tinha 12 anos, e pede-lhe para ser admitido no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar para ser padre. Este pequeno gigante era afável, sempre sereno e alegre, colocava grande empenho nos deveres de estudante e no serviço aos colegas.
Aos que chegavam ao Oratório ele dizia: “Saiba que aqui, nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres”. Procuramos “somente evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração e impede de realizar os nossos deveres com exatidão”.
Santidade
Morreu em Mondonio no dia 9 de março de 1857. Dom Bosco escreveu a sua biografia, e chorava sempre que a relia. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora. Sua festa é celebrada no dia 6 de maio. Pio XI definiu-o como “pequeno, ou melhor, grande gigante do espírito”. É patrono das mamães grávidas, e por sua intercessão registram-se todos os anos um surpreende número de graças.
REFERÊNCIAS