Como celebrar o Domingo de Ramos
28/03/2021Paixão de Cristo: o ápice do amor divino
02/04/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
A Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal. É este o dia em que a Igreja recorda a ceia de Jesus com os seus apóstolos ante de ser morto, episódio conhecido como: Última ceia.
Este dia é iniciado com a cerimônia litúrgica da bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Lava-pés
Na Quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado para demonstrar que a humildade e o serviço são o centro de mensagem de Jesus. É, também, sinal do compromisso do padre de estar a serviço da comunidade, para que todos alcancem a salvação.
Eucaristia
Também neste dia, tem-se a Instituição da Eucaristía.
A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.
Sacerdócio
A Instituição do Sacerdócio: A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, na véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’” (Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio e deu-lhes graça para celebrar a Eucaristia.
Neste contexto de pandemia também sugerimos um esquema de celebração que está anexo. Que você possa celebrar em família este dia tão importante para nós cristãos.