Nota de Falecimento – Padre Anderson Paes da Silva
19/12/2015Papa abre Porta Santa da Caridade: a salvação está na humildade
21/12/20155º DIA DA NOVENA DE NATAL (19/12 – 17:00): Raíz de Jessé
6º DIA DA NOVENA DE NATAL (20/12 – 19:00): Chave de Davi
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS DO TEMPO DO ADVENTO!
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA NOVENA DE NATAL!
Assista abaixo a reflexão do Padre Orestes Brandini Filho, antes da missa do 4º Domingo do Advento.
- Solene, Cor Roxa, Cr, Prefácio do Advento II-a
- Ofício Solene próprio
- Tempo do Advento
- 1ª Leitura – (Mq 5,1-4a)
- Responsório – 79
- 2ª Leitura – (Hb 10,5-10)
- Evangelho – (Lc 1,39-45)
INTROITO: Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador! (Is 45,8)
Oração: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
COMUNHÃO: A virgem conceberá e dará à luz um filho; e ele será chamado Deus-conosco (Is 7,14).
AS MISSAS DO 3º DOMINGO DO ADVENTO SERÃO CELEBRADAS NO DIA 19/12, ÀS 17:00, E NO DIA 20/12, ÀS 7:00, 8:30, 10:30 E 19:00. NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA.
A Novena de Natal será celebrada neste fim de semana. O 5º Dia, neste sábado, na missa das 17:00, e o 6º Dia, no domingo, às 19:00.
====================================================================
https://www.youtube.com/watch?v=BFUBKQKVIOU
PERÍODO DA SEMANA SANTA DO NATAL E DATAS
A partir do dia 17/12, entramos na etapa final do Tempo do Advento, em que nos preparamos diretamente para o Natal do Senhor. Até o dia 24/12 (Missa Matutina), as leituras, o ofício, as antífonas e diversos atributos dizem respeito, diretamente, ao Nascimento de Jesus Cristo.
No livro de cânticos litúrgicos, o Gradual Romano, este período é o tempo das Grandes Antífonas, conhecidas por Antífonas do Ó. Há 7 antífonas específicas, cantadas, solenemente, em cada dia desta semana santa. A Novena de Natal que celebramos anualmente, está enraizada nestes cânticos da liturgia das horas e acaba recebendo duas novas antífonas, para se completarem os 9 dias. Observando as antífonas musicais de cada um dos dias deste período, nota-se a presença de parte das Antífonas do Ó, na liturgia do dia, no versículo de aclamação ao Evangelho.
No ofício divino (Liturgia das Horas), também canta-se o Magnificat, após a antífona, da mesma maneira como se tem feito nos dias da novena de Natal.
O 4º Domingo do Advento faz parte desta Semana Santa (assim como o Domingo de Ramos faz parte da última semana da Quaresma). Dentro deste período solene, não é permitido realizar memórias dos santos, festas ou solenidades. A única liturgia que se sobrepõe a estes dias é do 4º Domingo do Advento.
Em todos os anos, este período se sobrepõe à liturgia que celebraríamos normalmente. Ontem, celebramos a quarta-feira da 3ª Semana do Advento. Nesta quinta-feira, seria celebrada a quinta-feira da mesma semana (Semana após o Domingo Gaudete), desde que ocorresse antes do dia 17/12.
No ano passado, o dia 17/12 ocorreu na quarta-feira, por isso, a 3ª Semana do Advento teve apenas dois dias (a segunda-feira e a terça-feira). No próximo ano litúrgico, ela será encerrada na sexta-feira, pois o dia 17/12 será um sábado.
Esta mobilidade litúrgica ocorre devido ao dia em que o Natal ocorrer na semana. É obrigatório que sejam celebrados 4 Domingos antes do dia 24/12 (Missa da Noite de Natal). Os dias restantes são preenchidos pelas 3 semanas do Advento e pela semana santa do Natal. Como o Natal ocorre, a cada ano, em um dia diferente da semana, o dia 17/12 ocorrerá uma semana antes de sua véspera, também em cada dia diferente da semana.
Isso fará com que a distância entre o Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e o dia 17/12 seja variável, sendo preenchidos os dias entre eles, pela 3ª Semana do Advento. Conforme o Natal se aproxima do domingo, maior ficará o Tempo do Advento, pois aumentará o número de dias entre o 4º Domingo do Advento e o Natal. No caso máximo, quando o Natal for em um domingo, o Advento terá 4 semanas, sendo a última semana, a Semana Santa do Natal, completamente após o 4º Domingo do Advento.
O Tempo do Natal, que se seguirá à data, também possui duração variável, pelo mesmo motivo da mobilidade do Natal na semana. Em breve, será tratado deste tema, nos artigos relativos ao Natal e seu tempo litúrgico.
Thiago – Cantinho da Liturgia
Em memória
Oremos, nesta celebração, por nosso querido Padre Anderson, que nos deixou para junto de Cristo, nesta sexta-feira e foi sepultado neste sábado.
———————————————————————————————————————
Primeira Leitura
Leitura da Profecia de Miqueias:
Assim diz o Senhor: 1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.
2Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel.
3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório
— Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!
— Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!
— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos./ Vós que sobre os que-rubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder,/ ó nosso Deus/ e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo!/ Olhai dos altos céus e observai./ Visitai a vossa vinha e protegei-a!/ Foi a vossa mão direita que a plantou;/ protegei-a e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,/ o filho do homem que escolhestes para vós!/ E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!/ Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!
2ª Leitura
Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo.6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: ‘Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”.
8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –,9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
EVANGELHO
R: ALELUIA. ALELUIA. ALELUIA!
V:. Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra!
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.