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Em seu núcleo, reclamar expressa frustração ou desapontamento. Compartilhamos partes difíceis de nossas vidas com os outros porque relacionamentos significativos incluem falar sobre o nosso dia horrível, ou aquela responsabilidade irritante que nos foi dada e que não queríamos.
Nós nos relacionamos com os outros falando sobre as partes boas e ruins de nossas vidas.
Mas reclamar, especialmente como um hábito, pode ter um impacto negativo em nossos relacionamentos e em nós mesmos.
Podemos ter o hábito de remover o bem e ampliar as partes incômodas ou irritantes da vida. As pessoas podem se cansar da nossa negatividade e podem se sentir abatidas pelo nosso relacionamento com elas.
Internamente, ao nos concentrar nos aspectos negativos da vida, iremos notar que nos sentimos menos satisfeitos com a vida.
Por que reclamamos?
Reclamar é um excesso de diálogo interno. Nós reclamos a nós mesmos muito antes de reclamar em voz alta.
Nós ruminamos, levando nossas frustrações conosco, e elas eventualmente se espalham na conversa.
Reclamar não é apenas um comportamento, está enraizado em um padrão de pensamento que dá mais atenção às partes frustrantes da vida do que às partes gratificantes.
Muitas vezes nos queixamos porque estamos à procura de conexão com os outros.
Queremos que os outros conheçam nossa experiência interna, e que outros possam simpatizar conosco.
Às vezes, esperamos que outros tomem conhecimento de nossas queixas e tomem alguma atitude, ajudando a nos aliviar de nossas frustrações. Outras vezes, só queremos respirar e ser ouvidos.
Talvez não estivéssemos conscientes de que estamos reclamando e, erroneamente, acreditamos que estamos simplesmente contando aos outros sobre nossa vida.
Aqui estão alguns passos que podemos fazer para parar de reclamar tanto:
Defina limites
Muitas vezes nos queixamos sobre os outros, ao invés de falar com eles sobre nossas preocupações. Ao invés de reclamar, tenha o hábito de se comunicar diretamente e estabelecer limites com os quais você se sinta confortável. Apenas mostre o que você está disposto a fazer, e diga “não” se você realmente não quer assumir uma responsabilidade. Se um amigo ou colega faz com frequência algo que te incomoda, converse com ele. Reclamar é muitas vezes o resultado do ressentimento, e isso indica que melhores limites devem ser definidos.
Dê crédito a você mesmo
Muitas vezes, reclamamos do esforço ou do tempo que gastamos para realizar algumas tarefas. Podemos dizer a alguém: “Passei toda a manhã limpando o banheiro!”. Ao invés de lamentar o tempo que gastou, observe o resultado. Ao se dar crédito por um trabalho bem feito, você pode substituir ativamente os sentimentos de frustração pelo sentimento de orgulho e satisfação.
Encontre equilíbrio através da gratidão
Não podemos simplesmente suprimir a frustração ou outros sentimentos desconfortáveis, mas podemos garantir que eles estejam equilibrados com gratidão. Permita-se expressar suas frustrações e, em seguida, tente notar aspectos positivos de sua vida. A gratidão não pode reduzir a sua frustração, mas ela irá quebrar o hábito de se concentrar apenas nas partes irritantes da vida.
Peça por ajuda
Reclamar é, muitas vezes, uma maneira indireta de pedir ajuda. Podemos reclamar porque nos sentimos sobrecarregados. É difícil pedir ajuda, principalmente se é algo que sentimos que somos capazes de fazer, mas simplesmente não temos tempo nem energia. Muitas vezes nos queixamos quando podemos fazê-lo, mas não queremos fazê-lo. Às vezes, isso é uma sugestão de que devemos pedir ajuda e apoio daqueles que nos rodeiam.
Se conecte de novas maneiras
Observe as vezes que você reclama como uma forma de se conectar com outros e se comprometa a se conectar de maneiras novas e positivas. No seu caminho para o trabalho, reflita sobre a sua parte favorita do fim de semana, ou algo sobre o qual você está entusiasmado. Em caso de dúvida, você sempre pode perguntar a seus colegas de trabalho ou amigos perguntas sobre a vida deles. Você pode construir um relacionamento sem se queixar de fazer isso.
Nenhum hábito muda durante a noite. Faça um registro (seja mental ou por escrito) com a frequência com que você se queixa. Às vezes, percebendo um comportamento, começamos a mudar através de uma simples conscientização. Em seguida, tome medidas concretas para usar as dicas acima. Observe como a mudança do seu diálogo interno afetará não só o quanto você se queixa, mas também a forma como você vê sua vida no dia a dia.
Via Aleteia