Audiência: não fazer turismo espiritual na Igreja, mas viver como irmãos
21/08/2019Parabéns Don Angel!!!
21/08/2019
Você já parou para pensar que a soberba pode estar dentro de nós, mas que nem sempre tomamos consciência disso?
A soberba é um dos sete pecados capitais e está relacionada com orgulho excessivo, arrogância, tirania. É verdade, os soberbos são tiranos porque controlam algo negativo que se chama “sabedoria do ego”. São “senhores da razão”.
E você sabia que a soberba tem vários sinônimos? Veja alguns deles: arrogância, altivez, orgulho, vaidade, prepotência, presunção, senso exagerado da própria importância.
A pessoa soberba é do tipo que se acha perfeita em tudo que faz. E cuidado, a palavra de deus nos alerta “A soberba precede a ruína, e a altivez, a queda.” (provérbios 16:18).
Fique atento para identificar os sinais de soberba em você e nos outros. Normalmente identificamos os soberbos naqueles que tem necessidade de serem vistos, notados. Querem ficar na linha de frente, não escutam o grupo, a família, os amigos. São solícitos demais, educados demais, dissimulados demais.
Caso você tenha se identificado com algumas destas características e deseja se livrar desta contaminação pecaminosa, parabéns, você está certíssimo. A arma para combater a soberba está na virtude da humildade. Repare nas pessoas sábias que você conhece e admira. Em todas elas a humildade está presente.
No entanto, para que isto aconteça, é necessário que esta virtude seja verdadeira, pois do contrário, a humildade será facilmente destruída pela soberba.
Exercitá-la é um dos caminhos mais certeiros para evitarmos as tentações e encontrarmos a tão desejada paz interior.
Por Pe. Reginaldo Manzotti, via Aleteia