“Porta Santa da Caridade” é inaugurada em Roma
10/12/20158ª Assembleia da Pontifícia Obra da Propagação da Fé
11/12/2015CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS DO TEMPO DO ADVENTO!
Assista abaixo a reflexão do Seminarista Adriano, antes da missa do 2º Domingo do Advento.
- Ferial, Cor Roxa, Prefácio do Advento I
- Ofício ferial no Advento
- Tempo do Advento
- 1ª Leitura – (Is 48, 17-19)
- Responsório – Salmo 1
- Evangelho – (Mt 11, 16-19)
INTROITO:O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.
Oração: Ó Deus onipotente, daí ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
COMUNHÃO: Esperamos um salvador, o Senhor Jesus Cristo; ele transformará, segundo a sua condição gloriosa, a nossa humilde condição (Fl 3,20s).
Celebramos esta liturgia, nesta sexta-feira, 11/12, às 7:00 e 19:30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
———————————————————————————————————————
Os profetas vieram e revelaram a história da salvação ao povo de Deus, de modo gradual. Muitos da nação israelita não deram ouvidos e Isaías expõe a situação:
18″Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.
João Batista, o maior dos profetas, veio e pregou o caminho da conversão como preparação à vinda de Cristo, mas “ele está com o Demônio”.
A despeito do discurso salvífico de Cristo, dentro do qual se incluem os ensinamentos de João e dos profetas, um discurso que representou um salto, com relação às antigas Leis, embora sem negá-las; a população permanece com o coração endurecido, acusando-o de estar na presença de imprestáveis e de confraternizar com criminosos, embora estivesse mostrando compaixão.
A contradição se repete, de geração em geração, e o Povo Eleito insiste em manter-se longe da conversão diária. Hoje, na preparação para o Natal do Senhor, há chance de fazer a diferença e seguir por outras estradas. Que todos sejamos guiados por Deus, nesta caminhada.
Thiago – Cantinho da Liturgia
———————————————————————————————————————
- Solene, Cor Roxa, Cr, Prefácio do Advento I
- Ofício ferial no Advento
- Tempo do Advento
- 1ª Leitura – (Is 48, 17-19)
- Responsório – Salmo 1
- Evangelho – (Mt 11, 16-19)
Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório
— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se, mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento, pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
Evangelho
R: Aleluia. Aleluia. Aleluia!
V:. O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.’
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.