Juízes e advogados no Tribunal do Vaticano são garantia de um processo sério
07/12/2015Solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
07/12/2015
Para os países de língua portuguesa, a tradução do regente, Clayton Dias, do Coro da Arquidiocese de Campinas, foi aprovada como oficial.
No dia 11 de abril de 2015, véspera do 2º Domingo da Páscoa, também chamado Domingo da Divina Misericórdia, a Igreja foi mais uma vez alegremente surpreendida pelo Papa Francisco que, através da bula Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), convocou a Igreja para um Ano Santo, chamado por ele “Ano Extraordinário da Misericórdia”.
Este Jubileu começa no dia 08 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da primeira Porta Santa na Basílica de São Pedro. Esse dia “coincide com os 50 anos de conclusão do Concílio Vaticano II, que indicou a necessidade da Igreja buscar novas formas para ser presença eficaz no mundo” (MV). O encerramento será no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade Litúrgica de Jesus Cristo Rei do Universo.
No domingo seguinte à Abertura da Porta Santa em Roma, que será o 3º Domingo do Advento, dia 13 de dezembro de 2015, será aberta a Porta Santa na Catedral de Roma (Basílica de São João do Latrão) e nas catedrais de todo o mundo, para todos os fiéis, como um momento extraordinário de graça e renovação espiritual.
Na Arquidiocese de Campinas, as Igrejas definidas como referência para as peregrinações são a Catedral Metropolitana e a Basílica Nossa Senhora do Carmo. No dia 13 de dezembro, às 09h00, sairá Procissão da Basília Nossa senhora do Carmo até a Catedral, onde Dom Airton presidirá a Celebração de Abertura da Porta da Misericórdia. Também na Basílica do Carmo, às 18h30, Dom Airton presidirá a Celebração da Abertura da Porta Santa.
Algumas ações são sugeridas para serem colocadas em prática durante o ano Jubilar:
Divulgar e incentivar a vivência do Ano Santo;
Incentivar e promover a peregrinação (pessoal ou grupal) para a Igreja de referência do Ano Santo;
Promover Celebrações Penitenciais com frequência;
Divulgar mais os horários de Confissão e Atendimento das Comunidades;
Cantar ou rezar a Salve Rainha em todos os Domingos e Festas;
Planejar o Ano nas Paróquias, considerando os eventos programados no Jubileu;
Preparar vivências especiais na Quaresma, na perspectiva da misericórdia;
Preparar a iniciativa “24 horas para o Senhor”, na sexta-feira e sábado anteriores ao 4º Domingo da Quaresma, nos dias 04 e 05 de março;
Ensinar e praticar Obras de Misericórdia, corporal e espiritual;
Orientar sobre as Indulgências, conforme a Bula Misericordiae Vultus;
Participar com afinco da Jornada Missionária, a ser realizada de 03 de outubro a 08 de dezembro de 2016, com a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Será oportunidade de expressar e testemunhar o olhar misericordioso da Igreja para as diversas realidades, inspirados no olhar misericordioso de Maria, a Mãe de Misericórdia – Olhos misericordiosos. A imagem será buscada, em Aparecida, no dia 03 de outubro, segunda-feira. Neste dia iniciaremos a Novena em todas as Comunidades; no dia 12 de outubro, quarta-feira, faremos uma grande Celebração de Envio para a Jornada Missionária da Misericórdia. Terminada a Jornada, a imagem continuará na Arquidiocese, visitando as Paróquias conforme programação própria, até a grande Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.
Promover as Catequeses próprias sobre as Obras de Misericórdia (valorizar o que já existe); as Celebrações Penitenciais; as Indulgências; e as Peregrinações.
Participar dos Jubileus Específicos programados:
* Dia 02 de fevereiro – Terça-feira
Jubileu dos Religiosos, com o Encerramento do Ano da Vida Religiosa.
* Dia 20 de março – Domingo de Ramos
Jubileu dos Jovens.
* Dia 03 de abril – Domingo da Misericórdia
Jubileu dos Enfermos e Profis-sionais da Saúde.
* Dia 1º de maio – Domingo
Jubileu dos Trabalhadores.
* Dia 03 de junho – Sexta-feira
Jubileu dos Sacerdotes, na Soleni-dade do Sagrado Coração de Jesus.
* Dia 06 de agosto – Sábado
Jubileu dos Encarcerados.
* Dia 10 de agosto – Quarta-feira
Jubileu dos Diáconos, no Dia de São Lourenço.
* Dia 20 de agosto – Sábado
Jubileu da Família, nas comemo-rações da Semana da Família.
* Dia 07 de setembro – Quarta-feira
Jubileu dos Agentes de Pastoral.
* Dia 08 de outubro – Sábado
Jubileu da Vida, no Dia do Nascituro, na Semana da Vida.
* Dia 20 de novembro – Domingo
Encerramento do Ano Santo, com Missa em todas as Paróquias, com folheto próprio preparado pela Arquidiocese.
Enfim, é uma programação intensa para ser vivida com intensidade e amor por toda a Igreja. Como nos diz o Papa Francisco, na Bula Misericordiae Vultus, “Chegou de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança” (MV 10).