Nossa Senhora de Fátima é celebrada em novena e festa na Igreja Matriz de Guarujá
24/05/2023Semana Santa 2024
04/04/2024Ao longo da Semana Santa entre os dias 28/03 a 30/03, foi realizado em nossa paróquia a Páscoa Juvenil que são encontros de crescimento espiritual para que os jovens possam vivenciar a Semana Santa de maneira mais profunda e refletir sobre a memória do mistério de Cristo e de sua morte e ressureição.
A Páscoa Juvenil ocorreu antes das celebrações do Tríduo Pascal, sendo organizados pelos catequistas de nossa paróquia e o diácono salesiano Leandro Procópio Donizete, sdb. Os encontros foram voltados aos crismandos da paróquia e também houve a presença do grupo de jovens Maranata.
As temáticas abordadas nos encontros foram voltadas aos ritos do Tríduo Pascal, o 1º dia – Lava Pés, 2º dia – Paixão de Cristo e o 3º dia – Vigília Pascal, através de partilhas e dinâmicas foram apresentados aos jovens os principais símbolos dessas celebrações e o significado de cada um, a fim de que eles pudessem compreender a importância do mistério pascal.
O crismando Guilherme de Aquino contou sua experiência ao participar pela primeira vez da Pascoa Juvenil, “A Páscoa Juvenil foi ótima, (…), ali conseguir perceber que a maior prova de amor já foi feita naquela cruz, tantas coisas que antes pra mim não tinham tanto significado e agora percebo que cada momento era um grande gesto de humildade e amor”. A jovem Bianca Costa integrante do grupo Maranata também relatou sobre como foi participar desses encontros, “Uma das melhores sensações que eu senti, foi as simples palavras de pessoas incríveis que fizeram parte da Páscoa Juvenil, (…), fiquei muito feliz de ter feito parte disso, (…)”.
Para os catequistas que acompanharam de perto os jovens nesses três dias também contam o quanto foi gratificante a vivência da Páscoa Juvenil, como conta o catequista Neilson Duarte, “(…), foi muito emocionante ver como ficaram tocados principalmente na sexta-feira da Paixão quando foram convidados a olhar para cruz e ver ali toda entrega de Jesus por amor a nós, bem como no sábado quando com o círio pascal nas mãos apreciaram a luz de Cristo (…)”.
Por: Isabella Freire – Pastoral da Comunicação (Pascom)