Presença salesiana de Guarujá promove a Páscoa Juvenil 2024
02/04/2024“Caros jovens, um só é o meu desejo: vê-los felizes no tempo e na eternidade”
08/05/2024Entre os dias 24 a 30/03 foi celebrada com muita emoção em nossa paróquia a Semana Santa, considerada a semana mais importante para a igreja católica, onde recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
A Semana Santa iniciou com a celebração do Domingo de Ramos recordando a entrada de Jesus em Jerusalém, iniciando com uma breve procissão seguida de missa presidida pelo pároco Pe. Hélio Espínula Soares Pinto, sdb, e concelebrada pelo Diácono Leandro Procópio Donizete, sdb e pelo Diácono permanente Willian de Paula Gomes.
Na segunda-feira tivemos o Ofício nas Trevas, onde os fiéis rezam e meditam o momento de sofrimentos que Jesus passou quando foi preso e se sentiu sozinho e abandonado por seus discípulos, antes de sua Paixão e Morte na cruz. A igreja ficou com as luzes apagadas e apenas 14 velas e o Círio Pascal aceso representando a luz de Cristo, o Ofício das trevas foi presidido pelo pároco Padre Hélio Espínula, sdb e o Seminarista Wellington Martins, sdb.
Na terça-feira ocorreu o Ofício das Sete Dores de Nossa Senhora celebrado pelo Diácono Leandro Procópio, sdb, no qual é feita uma breve reflexão sobre o sofrimento que Maria passou. Ao longo de sua vida. Durante o ofício, algumas mulheres de nossa paróquia acederam as velas que simbolizam cada dor que Maria passou.
Na quarta-feira tivemos a celebração penitencial após a missa celebrado pelo pároco Padre Hélio Espínula, sdb, onde em oração juntamente com toda a comunidade foi realizado o exame de consciência, reconhecendo nossas culpas e fazemos um sincero pedido de perdão por todos os nossos pecados.
Na quinta-feira tivemos a celebração da Ceia do Senhor, a celebração deu início ao Tríduo Pascal e é marcada por ritos importantes, dentre eles o lava pés que contou com a presença de 12 voluntários representando alguns grupos e pastorais que atuam em nossa paróquia. Após a celebração, foi feita a transladação do Santíssimo Sacramento até o salão paroquial onde foi realizada uma adoração em companhia dos fiéis presentes. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Hélio Espínula, sdb e concelebrada pelo diácono permanente Willian de Paula Gomes.
Na sexta-feira tivemos a celebração da Paixão de Cristo presidida pelo pároco Pe. Hélio Espínula, sdb. Ao longo da celebração houve o rito de adoração de Cristo na cruz, onde os fiéis honram a cruz, adorando ao Senhor e agradecendo o seu amor. No final da tarde, ocorreu a procissão do Senhor Morto, onde foi rezado a Via Sacra ao longo do trajeto percorrendo algumas ruas do centro da cidade e contando com a presença de inúmeros fiéis.
No Sábado tivemos a Vigília Pascal marcando o fim do Tríduo Pascal, a celebração iniciou-se do lado de fora da igreja com a benção do fogo e a entrada do Círio Pascal, representando a luz de Cristo. Após o rito de proclamação da Páscoa e as leituras, foi entoado o cântico de glória e apresentado o Cristo Ressuscitado.
Todas as celebrações foram marcadas por um enorme número de fiéis em nossa paróquia louvando e agradecendo, assim como relatou a paroquiana Márcia Estevam, “Achei muito bem organizado, foi tudo muito lindo e emocionante, vivenciar do início ao fim a semana mais importante da Igreja Católica e o verdadeiro sentido da Páscoa. Cristo Vive!!”. A paroquiana Daiane Batista também contou a sua experiência em servir cantando nas celebrações, “Tive a oportunidade de servir cantando durante a semana, e foi um momento de renovação de fé e gratidão, em que pudemos acompanhar detalhadamente tudo aquilo que Jesus passou do início ao fim por todo seu amor e compaixão pela humanidade.”
A semana Santa também foi realizado em nossas capelas e as celebrações foram realizadas pelos vigários paróquias, Pe. Evaristo Higa, sdb, Pe. Justo Ernesto Piccinini, sdb, Pe. João Roberto Pavani, sdb. Também tivemos padres visitantes ajudando em nossas celebrações, o Pe. Claudio Andrade Motta, sdb, Pe. Tercio Rodrigo, sdb e o monge beneditino Dom João Evangelista.
Por: Pamela Aparecida – Pastoral da Comunicação (Pascom)