PASTORAIS A IGREJA DE DEUS EM AÇÃO

PASTORAL DA ACOLHIDA

“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,17). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de uma Igreja atraente e acolhedora.

Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. As pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.

PASTORAL DA JUVENTUDE

É uma forma de organização, articulação dos grupos juvenis para viver segundo o estilo de Dom Bosco; fé, alegria, otimismo, trabalho, operosidade, gerando amizade, apoio mútuo e referências construtivas.

Mais do que institucional, o grupo de jovens é um estilo, é um jeito de viver a Espiritualidade Salesiana, é o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Tem como objetivo: Favorecer a vivência das relações interpessoais no grupo; favorecer o crescimento humano e cristão do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, (comunidade educativa, engajamento em ações sociais, religiosas, políticas de cidadania…); proporcionar a experiência e a vivência dos valores da espiritualidade salesiana.

PASTORAL DO BATISMO

“Ide por todo o mundo… batizai todas as gentes… “ (Mt 28,19).

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, é o portal de acesso aos demais sacramentos. O Batismo significa a vida nova em Deus e o ingresso na Comunidade Eclesial (Igreja). Porém para que tal Graça seja apropriada pelos batizandos, através dos pais e padrinhos é necessário que haja uma equipe preparada, engajada e articulada entre si, e com as demais pastorais, voltada para a acolhida dessa nova família. 

A formação de Pais e Padrinhos percorre as vias de uma evangelização querigmática, onde as pessoas passam a fazer uma verdadeira experiência de Deus, sentindo-se membros participantes da Igreja, da comunidade, co-responsável pela salvação.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Essa equipe tem, entre outras, a finalidade de elaborar o Boletim Informativo, com o objetivo de levar a toda a comunidade, os acontecimentos dos diversos segmentos das atividades, utilizando linguagem simples e objetiva. Esta equipe deve organizar, a comunicação como um todo na comunidade, visando a melhoria da comunicação litúrgica; dos artigos do boletim, dos cartazes, dos avisos, redes sociais e etc.

PASTORAL DO DÍZIMO

Dízimo não é mágica. Pagou, prosperou. É princípio de fidelidade… Cabe à Pastoral do Dízimo incentivar cada família e cada membro de comunidade a inscrever-se como dizimistas a partir do momento em que tiverem remuneração própria, conscientizados da necessidade interior de oferecer, como gratidão, como sacrifício, parte do fruto do seu trabalho (GN 4, 3-4), com objetivos diversos: agradecer, pedir perdão, implorar favores, afastar desgraças. Daí surgiu o mandamento do dízimo já no Antigo Testamento. Cabe a ela esclarecer o sentido do oferecimento a Deus pelos dons e favores recebidos, incentivando os fiéis a assumirem a Pastoral do Dízimo como sinal de partilha com a Igreja e com a comunidade, como compromisso e expressão de fé. É dever da Pastoral do Dízimo efetuar prestação de contas para a comunidade sobre a arrecadação, de acordo com as normas estabelecidas.

PASTORAL DA LITURGIA

É a equipe que tem por finalidade promover a Organização das Celebrações Eucarísticas; com o objetivo de não permitir que a Celebração se torne uma rotina e colaborar para que a mesma seja agradável, participativa, alegre e dinâmica. Tornar significativa, para nós, através do Rito Simbólico, a ação de Deus na vida da Comunidade e de cada um de nós.

A pastoral litúrgica é a ação organizada da Igreja que tem por finalidade levar o povo de Deus à participação consciente, ativa e frutuosa da Liturgia. A Liturgia é o ponto culminante, o momento celebrativo para o qual tende toda a ação da Igreja e fonte da qual brota a força evangelizadora da Igreja (SC 10).

A pastoral litúrgica deve dar condições para que as celebrações comuniquem e tornem as pessoas participantes do mistério celebrado; garantir a celebração do mistério pascal de Cristo; cuidar para que a comunidade seja realmente sujeito da celebração; zelar pela qualidade e eficácia das celebrações; formar os diferentes ministérios e serviços para a arte de celebrar.

PASTORAL DOS COROINHAS E CERIMONIÁRIOS

Eles estão presentes em muitas comunidades e têm várias funções importantes dentro da celebração eucarística.

Além de servir, coroinhas e cerimoniários têm a responsabilidade de comparecer às reuniões pastorais e eventos diocesanos, e também de ajudar a evangelizar seus amigos e familiares.

Este serviço teve início com um jovem chamado Tarcísio, em Roma, por volta do ano 275 d.C. Ele auxiliava os sacerdotes nas missas e levava a eucaristia aos presos e perseguidos. Tarcísio foi canonizado e, hoje, é o padroeiro dos coroinhas e cerimoniários. 

Quando pequenos, os chamados “coroinhas” são instruídos a conhecerem a liturgia, os paramentos (que são as vestes) e os objetos litúrgicos. No momento da missa, eles auxiliam o sacerdote em suas respectivas funções. Em nossa paróquia, a partir dos 5 anos já se pode servir ao altar, basta sentir no coração! Já quando maiores, os agentes desta pastoral recebem aprofundamento na liturgia e aprendem a conduzir a missa, tornando-se cerimoniários.

PASTORAL DA MÚSICA

É uma Pastoral que deverá zelar constantemente para a conscientização de Servir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como as demais.

Tem a finalidade de abrilhantar as Celebrações, com Cânticos e Louvor, através de novos hinos congregacionais, assim como músicas de coral, sempre observando e enriquecendo a especificidade de cada momento litúrgico.

Tem como objeto a divulgação da Fé e da Cultura da Igreja, utilizando a música como instrumento de evangelização. Deverão contribuir para que os fiéis participem com maior consciência do Ministério Pascal.

É composta por diversas pessoas, que atendem as necessidades da Paróquia em diferentes horários de Missa. Assim como em outros eventos. É importante o trabalho do coordenador para a consciêntização desses dissipando divisões, mesmo em meio as diferanças de estilos musicais existentes.

PASTORAL DA SAÚDE

“Estive enferme e me visitaste”(Mt 25, 36). “Todas às vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos pequeninos, a mim o fizeste” (Mt 25,40).

A compaixão de Jesus Cristo para com aqueles que sofrem é tão grande que o próprio Jesus Cristo se identifica com eles. Esta identificação com Cristo supõe dos membros da Pastoral da Saúde: a reflexão, a meditação e a vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo acerca dos que sofrem estão entre as linhas prioritárias dos trabalhos da Pastoral da Saúde. Falar de Deus aos que sofrem é importante, mas antes é preciso falar com Deus. A intimidade com Deus é indispensável para a eficácia do trabalho apostólico. É Missão da Pastoral da Saúde proporcionar conforto moral, assistência espiritual e suporte emocional, aos pacientes e a seus familiares, amenizando a problemática que ordinariamente acompanha as pessoas que procuram o Hospital. É uma ação evangelizadora do povo de Deus. Cabe a Pastoral da Saúde:

Animar e valorizar a vida, dom de Deus.

Ser presença de esperança, acolhida, ajuda e compreensão.

Rezar junto aos doentes e familiares, transmitindo paz e coragem.

Dar suporte emocional aos familiares e atendimento psicológico aos pacientes.

Ajudar os pacientes para que sua passagem no hospital seja uma descoberta de mior sentido para a vida.

Ajudar a pessoa a descobrir Deus em sua vida, cultivar a fé, despertando confiança Nele.

Respeitar a liberdade do paciente em sua crença religiosa.

Celebrar as datas significativas da Igreja e da Congregação. O atendimento aos doentes de nossa Comunidades são às sextas-feiras, pela manhã com o nosso pároco de dona Julieta, que têm a missão de levar a Boa Nova, através de leitura Bíblicas, levando a palavra de Deus dando-lhes conforto, paz, e esperança aos doentes.

PASTORAL VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional não pode continuar sendo privilégio de aguns batizados. Todos, nas comunidades e pastorais, precisam sentir-se responsáveis pela animação e promoção das vocações e ministérios.

A Pastoral Vocacional tem por objetivo: “Ajudar pessoas a reconhecerem sua própria vocação, chamado pessoal e intransferível de Deus” (Caderno Vocacional 27, p. 27); “despertar e animar uma ação que mobilize as diversas vocações que o Espírito Suscita”. (Estudos da CNBB, 50 p. 116) A PV deve estar a serviço de todas as vocações, ou seja deve “promover uma orientação vocacional integral. (Estudos da CNBB, 50, 0. 126)

É preciso haver uma integração com a Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar e Catequese. “Todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações”. (Pastores Dabo Vobis, 41b)

PASTORAL DA CATEQUESE

Eucaristia – iniciação na “fé.”

Ela compreende o mínimo de conhecimentos e o mínimo de prática na vida cristã. Com a Eucaristia praticamos a fé cristã, Ela está presente no Batismo, na palavra, na liturgia, e próximo a Jesus Cristo.

A catequese – iniciação na vida cristã, devemos fazer da igreja a casa, escola de oração.

A missão da catequista é aonde for preciso, temos que fazer uma igreja mais alegre, mais viva.

Na Igreja Católica somos uma família, como membros também temos conflitos, mas temos Jesus Cristo como cabeça. Temos que ser comunidade, ter boas relações e não o poder, e sim igualdade, como Jesus e seus discípulos. Na catequese queremos acolher, crescer, nos ajudar a conhecer a palavra do Senhor Jesus Cristo.

Objetivo: evangelizar às crianças junto com os pais.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O que é Apostolado da Oração: A expressão “apostolado” define a ação de um grupo de apóstolos. E o que é ser apóstolo? É ser escolhido do Senhor, e enviado ao mundo para continuar sua Obra de Salvação. É assumir um compromisso, vivendo a Cruz a Palavra. Pelo batismo, todos os cristãos deveriam ser apóstolos.

Objetivo: viver conscientemente um programa de vida espiritual e apostólica, anunciando e testemunhando Jesus Cristo a todos os homens, tendo em vista construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Incentivar o trabalho na evangelização e santificação das famílias. Iniciar um trabalho evangélico-missionário, tendo em vista uma maior comunhão e participação do Apostolado da Oração na vida das comunidades e paróquias.

PASTORAL SOCIAL

É uma Pastoral Social que visa o atendimento das famílias em comprovada situação de carência.

O objetivo é dar especial atenção e auxílio às pessoas cadastradas, tais como: viúvas, idosos, doentes, desempregados, dando-lhes através de cestas básicas o emergencial : o arroz, feijão, óleo, macarrão, roupas e remédios.

Há uma preocupação com a evangelização, onde antes da distribuição das cestas, é feito uma reflexão bíblica e assistem a missa, reascendendo a esperança nos corações sofridos. Nossa equipe tem buscado estudar, refletir e aprimorar seu trabalho, através da elaboração de projetos com a finalidade de atingir tais objetivos.

PASTORAL DA CRISMA

É o sacramento da maturidade espiritual. Pelo sacramento da Crisma os fiéis são enriquecidos com o Dom do Espírito Santo e unidos mais perfeitamente à Igreja, são chamados a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem a fé (Cânon 879). Para receber o sacramento da Crisma requer-se uma devida preparação e engajamento na vida da Comunidade Eclesial.

CATEQUESE DE ADULTOS

Destinada às pessoas, com idade superior a 16 anos, que não foram batizadas, ou não fizeram a Primeira Comunhão, assim como a Crisma. O curso é um só para todas essas situações. Assim como as demais fases da Catequese, temos o objetivo a inserção dos catequizandos na comunidade, visando seu crescimento, como um novo membro ativo nas pastorais.

P. A. E. (Conselho Pastoral de Assuntos Econômicos)

C.P.A.E. – é uma equipe escolhida pelo CPP e pelo Pároco, com a missão de administrar a parte financeira, e os bens da Comunidade Paroquial, numa dimensão transparente, onde a prestação de contas deve ser feita com a maior seriedade, correspondente à confiança e intenções dos dizimistas e colaboradores em geral. Como todas as equipes pastorais, também o C.P.A.E. deve ter seu representante no CPP e caminhar em unidade com ele. Cabe ao C.P.A.E. favorecer, com os meios econômicos, a realização dos objetivos do CPP. Por sua vez o CPP deve ouvir as propostas e pareceres do C.P.A.E., discutí-los, analisá-los, aprová-los ou rejeitá-los, oferecendo apoio às atividades do Conselho Pastoral de Assuntos Econômicos.

CPP: (Conselho Paroquial Pastoral)

É uma equipe, que têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia. Tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia e de acordo com as decisões da Assembléia Paroquial, pode, a seu nível, tomar decisões pastorais e financeiras. Os membros do CPP representam as forças vivas da paróquia. Por isso, cada representante não fala em nome próprio, mas em nome de quem representa, as conclusões, decisões, reflexões de todas as reuniões. Deve preparar, organizar e realizar as Assembléias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus. O CPP é composto pelo Pároco e, pelos coordenadores e auxiliares de cada pastoral ou movimento.

ECC – Encontro de Casais com Cristo

O ECC é um serviço da Igreja Católica, em favor da família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização; “Igreja Doméstica” e !santuário da vida”. O ECC deve despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da Arquidiocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar. O ECC é um serviço às famílias. É feito por casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do envangelho de Jesus Cristo e da Igreja atual, por meio de seus integrantes e de sua comunidade.

GRUPO DE ORAÇÃO

É a reunião dos cristãos que tem por objetivo louvar e bendizer a Deus. No Grupo de Oração é anunciado o Querigma, isto é, o primeiro anúncio da Boa Nova. No Grupo as pessoas se abrem ao louvor pela ação do Espírito Santo e através do louvor são curadas e libertas de toda a carência.

As pessoas chegam com o coração angustiado, depressivas, necessitadas de uma atenção especial; pois a maior carência do povo é a falta de amor, por isso o Grupo de Oração precisa apresentar aos participantes um Deus vivo que ama e perdoa.

As atividades dentro do Grupo de Oração são: oração de louvor, ação de graças e de cura. Os Cânticos são em forma de oração. O silêncio é a forma de conversar intimamente com Deus e escutar o que Ele tem a dizer.

A leitura da Bíblia, instrução, ensino e um profundo amor pela Eucaristia são marcas do Grupo de Oração. É no Grupo de Oração que se exercitam os dons carismáticos e escutam-se os testemunhos ou partilhas para que todos sejam por eles edificados.

LEGIÃO DE MARIA

Os objetivos do Grupo são a EVANGELIZAÇÃO E ENTRE AJUDA através da ORAÇÃO, ESTUDOS, AJUDA E ACOMPANHAMENTO DOS QUE ESTÃO MAIS CARENTES DE AMIZADE.

Legião de Maria é uma associação leiga de apostolado católico para combater o mal que há no mundo e tudo que existe contra o projeto de Deus que é propiciar a vida em plenitude (Jo 10, 10) com a ajuda e proteção de Maria, Rainha e Mãe. Inicialmente era denominada Praesidium Nossa Senhora Auxiliadora. O movimento mundial foi criado em Dublin por Frank Duff no dia 07 de setembro de 1921, e encontra-se hoje em mais de 160 países. Por meio de reunião semanal os legionários procuram convencer-se da necessidade da santificação pessoal, que resulta no trabalho pelo próximo, onde se preparam para a ação e apresentam para avaliação o relatório do trabalho realizado. As atividades consistem em catequese, visitas a enfermos em seus lares e nos hospitais, levando a eles a mensagem de Jesus.

MINISTROS DA EUCARISTIA

O Grupo de Ministros da Eucaristia tem como objetivo auxiliar o sacerdote nas celebrações litúrgicas. As principais atividades são: preparar o altar; distribuir a Eucaristia nas celebrações; a enfermos e idosos. Acolher as pessoas, partilhar a Palavra na ausência do sacerdote, cuidar dos objetos sagrados, inclusive do altar e muitos outros.

PASTORAL DA CATEQUESE

Eucaristia – iniciação na “fé.”

Ela compreende o mínimo de conhecimentos e o mínimo de prática na vida cristã. Com a Eucaristia praticamos a fé cristã, Ela está presente no Batismo, na palavra, na liturgia, e próximo a Jesus Cristo.

A catequese – iniciação na vida cristã, devemos fazer da igreja a casa, escola de oração.

A missão da catequista é aonde for preciso, temos que fazer uma igreja mais alegre, mais viva.

Na Igreja Católica somos uma família, como membros também temos conflitos, mas temos Jesus Cristo como cabeça. Temos que ser comunidade, ter boas relações e não o poder, e sim igualdade, como Jesus e seus discípulos. Na catequese queremos acolher, crescer, nos ajudar a conhecer a palavra do Senhor Jesus Cristo.

Objetivo: evangelizar às crianças junto com os pais.