Nossa História

HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – ITAQUERA-SP

Dia 31 de maio de 1981, fim do mês dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora e início da obra salesiana em Itaquera, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida em prol dos jovens mais pobres e da classe popular.

Missa de tomada de posse às 8h. Estavam presentes: Dom Angélico Sândalo Bernadino (bispo da Região Leste), P.Walter Beni (membro do Conselho Superior da Congregação Salesiana), P. Anotonio Rasera (diretor do Liceu Coração de Jesus), P. Mário Quilici (vice-inspetor), P. Rosalvino Moran Viñayo (diretor do Instituto Dom Bosco, do Bom Retiro e primeiro coordenador desta nova obra salesiana), S. Américo Rezende de Oliveira (estudante de Teologia, de MT), S. Justo (estudante de Teologia, do Paraguai), S Sérgio Baruffi (estudante de Teologia, de SP), Prof. Antônio Carlos Martins, e os oratorianos: Hamilton (Mimi), Marcos (Marcão), Paulo Sérgio Pinto. 

Esteve também presente o vigário, P. Francisco (Paróquia do Carmo) e o diácono Batista. A tarde, foi feita uma gincana com a intenção de manter um primeiro contato com as crianças e a juventude. Compareceram cerca de 400 pessoas. 

Fato menos festivo: A Kombi, que estava carregada de doces, pirulitos, bolas, brinquedos, foi assaltada no Instituto Bom Retiro, antes do alvorecer do dia 31 de maio de 1981.

Iniciando as atividades na comunidade Nossa Senhora Aparecida, o Oratório funcionará aos sábados, domingos e dias feriados.

Dia 6 de junho de 1981, a tarde, reunião informal com os dirigentes dos vários grupos da comunidade: grupos da pastoral operária, grupo dos vicentinos, do Apostolado da oração, Catequistas.

Dia 7 de junho de 1981, missa às 8h e depois batizados. Início do trabalho das irmãs salesianas: irmã Bernadete e irmã Maria da Costa. 

Dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), missa às 8h30 com grande participação. Às 10h, tem início a Festa da Criança. 

Às 15h bênção dos doentes. Repentinamente começou a chover muito forte. Todos estavam preocupados com a procissão marcada para às 16h30. Menos o P. Rosalvino estava preocupado. Disse várias vezes que Nossa Senhora estava sabendo do nosso horário. E às 16h30 em ponto, a chuva parou, o sol apareceu e saímos em procissão pelos quarteirões mais próximos e finalmente tudo terminou com a missa campal. 

ATA DE INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
acesse o documento aqui

No dia 03 de dezembro de 1989, durante a celebração eucarística, com a presença do Senhor Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal, do Padre Provincial dos Salesianos de Dom Bosco, P. Luiz Gonzaga Piccoli, e ainda dos Padres Narciso Ferreira e Antônio Francisco Lelo, procedeu-se à instalação da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e a tomada de posse do seu primeiro pároco, na pessoa do Sr. P. Rosalvino Morán Viñayo.

A nova paróquia foi desmembrada das comunidades paroquiais de Nossa Senhora do Carmo Nossa Senhora das Graças e S. José Operário. Abriga no seu território três comunidades já constituídas: Nossa Senhora Aparecida, que passa a ser Matriz, Santo Antônio de V. Klauning e São José Operário de V. Morgante.

Estes atos transcorreram, como já foi dito, durante a celebração do 1ºDomingo do Advento. Precedendo e preparando o início da Eucaristia, o povo se reuniu diante da EEPG Geraldo Domingos Cortez, tendo vindo em procissão das próprias comunidades. Ali se encontram, tendo à frente o P. Rosalvino. As três comunidades, estão juntas, vieram profissionalmente à Matriz, onde estava o Bispo, o povo reunido.

Uma vez constituída a assembleia, e feita a saudação ao Bispo e ao povo ali reunido, procedeu-se à leitura do decreto de instalação da paróquia, pelo P. Piccoli, ao que o povo respondeu aclamando com uma grande salva de palmas. Instalada a paróquia, o P. Rosalvino proclamou o Evangelho, assim como prescreveu o Cerimonial dos Bispos para esta ocasião. 

Dom Fernando, então, dirigiu ao povo a palavra, explicando o Evangelho, ao mesmo tempo em que situava a nova configuração das comunidades agora criadas como paróquia, e as responsabilidades daí decorrentes.

Neste momento, após a homilia, deu-se a tomada de posse do pároco. O P. Narciso Ferreira leu o documento de provisão, e, em seguida, o Senhor Bispo convidou o P. Rosalvino a renovar a profissão de fé, o que ele fez, em nome de todo o povo que naquele momento lhe estava sendo confiado. A seguir, renovou também as promessas feitas no dia de sua ordenação sacerdotal, em sinal de compromisso com a nova missão que lhe estava sendo confiada. Por fim, simbolizando a posse de seu novo cargo, acompanhado do Senhor Bispo e de representantes do povo, P. Rosalvino adentrou a igreja visitando o sacrário, a pia batismal e demais dependências onde exercerá o seu ministério pastoral.

Prosseguiu a celebração com apresentação de ofertas onde cada comunidade trouxe um símbolo da sua caminhada, querendo com isto juntar os esforços numa caminhada comum. A liturgia eucarística foi como de costume, acompanhada com muita animação e fervor pelo povo. Um momento de intensa emoção e piedade foi a comunhão, recebida devotamente pelo povo presente.

Como ação de graças, três momentos se destacaram. Primeiramente, a Dona Benedita, em nome de toda a comunidade paroquial, ofereceu ao P. Rosalvino em vaso com plantas e flores, sinal do Advento, esperança do Menino que vem, o sinal da vida nova da recém instalada paróquia. O segundo momento foi a bênção dos pães, trazidos e ofertados para serem distribuídos ao povo, em sinal de comunhão e partilha. Por último, o noviço Antônio Carlos Martins apresentou um painel onde se expressava a comunhão no amor, sinal distintivo das comunidades.

Finalizando, agradeceram aos presentes o P. Piccoli, logo seguido pelo P. Rosalvino; ressaltaram ambos a necessidade de união e de que se caminhe decididamente em direção a obras e trabalhos sempre mais no meio do povo, bem como agradecimento a tantos que trabalham nestas nossas comunidades.

Com a benção do Bispo, foi despedido o povo, que retornou a suas casas na alegria na certeza de ter vivido um momento de graça. Que nossa Senhora Aparecida, a padroeira da nova comunidade paroquial, nos ajude a ser fiéis a seu divino Filho.

Para constar, lavrei a presente ata que assino, bem como os membros dos conselhos das comunidades demais pessoas presentes ao ato.

Dom Fernando Legal Bispo Diocesano de São Miguel Paulista

P. Luiz Gonzaga Piccoli – Provincial dos Salesianos de Dom Bosco

P. Narciso Pereira

P. Antônio Francisco Lelo

P. Rosalvino Moren Viñnyo – Pároco

Conselheiros das comunidades.