A Rede Salesiana Brasil (RSB) é o resultado de uma iniciativa pioneira que articula todas as Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora presentes no Brasil, em torno de um mesmo projeto educativo-pastoral para o país, promovido de maneira articulada e colaborativa, a partir de segmentos estruturantes (rede de ação social, rede de escolas, rede de comunicação, dentre outros).

A RSB-Social é uma comunidade educativa nacional das presenças salesianas para articulação, promoção e fortalecimento da ação social salesiana em rede no Brasil.

 

  • Missão da Rede

Promover o desenvolvimento integral das novas gerações e a superação das diferentes formas de pobreza e exclusão social, tendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências para apoiar jovens nas suas opções fundamentais de vida, que constroem uma sociedade em pastoral.

 

  • Objetivos Organizacionais da RSB-Social

  1. Promover a educação social como meio para o desenvolvimento integral da pessoa humana.
  2. Atuar com abordagem preventiva para a superação e a eliminação de todos os tipos de risco e violência que afetam as crianças, os adolescentes e os jovens brasileiros.
  3. Promover a participação da família como protagonista do processo educativo das crianças, dos adolescentes e dos jovens.
  4. Desenvolver e fortalecer as competências e o protagonismo das novas gerações para a vida.
  5. Apoiar a juventude nas suas opções fundamentais de vida.
  6. Educar para e aos direitos humanos e promovê-los.
  7. Construir comunidades educativas inspiradas no carisma salesiano.

 

Modelo de referência para a identidade da
ação social salesiana em rede no Brasil

 

Atitudes Pedagógicas

1. Observar e Aproximar-se: Observar é fixar os olhos em alguém, considerar com atenção. Mas não basta observar, é preciso aproximar-se, pôr-se, tornar-se próximo no espaço ou no tempo, avizinhar-se. Esta atitude pedagógica implica em aproximação,
procura, caminhada, levando em conta o que acontece com o atendido. Implica simplesmente em estar com eles para, a partir deles, compreender os seus anseios e sua realidade.

2. Escutar: Não basta apenas observar, estar junto, aproximar-se, é preciso procurar saber o que está acontecendo, inteirar-se, compreender. Para o educador salesiano escutar é estar consciente do que está ouvindo, ficar atento para ouvir, dar atenção. Escutar implica assumir a própria identidade e entrar em relação com o diferente, rejeitando as desigualdades; implica a capacidade de situar-se do ponto de vista das crianças, dos adolescentes, dos jovens.

3. Intervir: Depois de observar, aproximar, dialogar, conhecer mais a fundo o que está se passando com o atendido, o educador salesiano não deve desprezar os sentimentos, a angústia e o conhecimento que ele tem da vida e da realidade. A intervenção leva em consideração o universo do atendido para preparar o ambiente e atividades adequadas que possam responder às suas demandas.

4. Propor: A proposta do educador salesiano está centrada no critério preventivo: presença-participação na vida do adolescente e jovem, preocupando-se com suas carências, seus problemas e suas oportunidades; desenvolvimento de um programa educativo integral com participação juvenil, convivência aberta a todos, destacando o primado da pessoa e das relações interpessoais.

5. Experienciar: Este passo significa para o educador: trocar ideias, partilhar a vida, realizando uma experiência. Experiência vem do latim experientia, significando o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. No filósofo Heidegger, encontramos uma definição que nos ajuda a compreender o sentido profundo da experiência: “fazer uma experiência com algo significa que algo nos acontece, nos alcança; que se apodera de nós, que nos tomba e nos transforma”.

6. Discernir: Esta atitude está expressa no verbo de origem na palavra latina discernere, que significa colocar de parte, dividir ou separar, conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas, perceber claramente, compreender. Discernir implica saber fazer perguntas adequadas, examinar com sabedoria os sinais dos tempos, avaliar com prudência as diversas opções.

7. Comprometer e Partilhar: A palavra comprometimento tem origem no termo latino compromissus, que indica o ato de fazer uma promessa recíproca. Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade
da parte de quem se compromete a fazer algo. Já o verbo partilhar refere-se à ação de distribuir, ter em comum, repartir algo em várias partes, comunicar, mas é sempre reveladora de um toque de ternura, de atenção ao outro, de sensibilidade para os problemas, as alegrias ou as esperanças, que fazem parte de nosso dia a dia. Partilha-se amizade, conhecimentos, experiências, bens materiais, a palavra, a fé, a alegria, a tristeza. 

Promoção dos Direitos Humanos:

Compromisso de mobilizar e viabilizar os melhores e mais consistentes esforços para assegurar o respeito e a efetivação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto da Juventude, às leis que deles emanam e aos demais marcos normativos nacionais e internacionais que os complementam. Compromisso de agir proativamente no território para promover, proteger e defender os direitos humanos das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Compromisso de afirmar que somente por meio deles será possível construir e manter uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça a condição peculiar e promova a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.

Gestão Social e atuação em Rede

Compromisso com um novo paradigma de gestão na área social: colaborativo e centrado na pessoa humana; praticado para superar diferentes formas de pobreza e exclusão; orientado para o desenvolvimento integral do indivíduo; articulando as políticas públicas. Deve ser baseado em metodologias abordagens específicas ou ressignificadas para a área social. Deve direcionar e manter o foco do trabalho da organização na superação das causas que geram os problemas sociais e os efeitos que deles emanam e não na administração destes problemas para conservar o funcionamento da organização. Deve demonstrar a ação social salesiana em rede como um projeto inspirador, que contribui de forma inovadora e efetiva para o desenvolvimento integral da juventude.

Fortalecimento da Família

Compromisso de zelar pela família enquanto primeira comunidade educativa de virtudes, ponto de partida e referência primordial da ação educativa salesiana ao longo do processo de formação integral, individual e comunitária. Compromisso em compreender e acolher as atuais realidades familiares, em sintonia com as orientações da Igreja, para promover e apoiar o desenvolvimento integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens, acompanhando meninos e meninas ao longo do curso da vida com uma visão de família, em comunhão com os valores cristãos e o carisma salesiano.

Ação Socioeducativa de Resultado

Compromisso de educar as crianças, os adolescentes e os jovens na sociedade, em sociedade e para a sociedade, com ênfase no autocuidado, na educação de pares e na preventividade. Compromisso de intensificar a missão educativo-pastoral salesiana, em parceria com o Estado e a sociedade para gerar comportamentos sustentados em virtudes cristãs. Compromisso de alcançar, acolher e promover a dignidade dos adolescentes e jovens que se encontram expostos aos riscos ou que são autores de atos infracionais, inspirando-se na inteligência e na audácia que Dom Bosco revelou quando, no seu tempo, dedicou-se a estes sujeitos de direito. Compromisso de apoiar adolescentes e jovens em processos de socioeducação e escolhas de vida saudáveis, prevenindo a exclusão e o seu deslocamento para as margens do Sistema de Garantia de Direitos, das políticas públicas e da

Construção de Competências

Compromisso de promover o desenvolvimento integral das novas gerações, apoiar seu envolvimento proativo no cotidiano pessoal (promovendo o autocuidado), no cotidiano de sua comunidade (promovendo a educação de pares) e na vida de seu país (promovendo sua cidadania plena). Compromisso de fomentar o protagonismo juvenil, incentivar a visão crítica e a corresponsabilidade. Compromisso com a construção e o amadurecimento de competências da juventude para a vida (conhecer, saber fazer e tomar atitudes), assegurando-lhes apoio para suas escolhas de vida e condições favoráveis para desenvolver harmoniosamente as próprias aptidões e qualidades físicas, morais, intelectuais e espirituais, que constituem a pessoa humana em sua integralidade.

Cooperação para o Desenvolvimento

Compromisso de mobilizar e tecer redes de solidariedade entre comunidades educativas, a Família Salesiana e demais forças educativas que, na forma de pessoas ou de organizações eclesiais, civis ou do Estado, impulsionam projetos concretos de desenvolvimento integral da pessoa humana a partir do território. Concepção do verdadeiro desenvolvimento como um processo de passagem, para cada um e para todos, de condições menos humanas para condições mais humanas, onde o humano é sempre medido com base na perspectiva cristã (cf. Paulo VI, Populorum Progressio). Desenvolvimento como um processo multidimensional, sustentável e de fortalecimento contínuo das comunidades, a partir do território, para ampliação progressiva das possibilidades de escolha e de bem-viver das pessoas.