FORMAÇÃO DE EDUCADORES – PROVIM
23/01/2023FAISLÂNDIA E FAISJOVEM 2023
27/01/2023A Equipe do Provim participou da roda de conversa com a psicóloga Nívea Helena com o tema “Inteligência Emocional para os Educadores nos dias atuais”.
A Inteligência Emocional se revela primordial na atividade dos professores, pois pode promover melhores resultados, aumentar a capacidade para lidar com as tensões vivenciadas na escola, assim como melhorar as competências de relacionamento interpessoal.
A passagem de uma concepção do professor de uma perspectiva intelectual para uma perspectiva afetiva do domínio escolar, ou seja, na relação humana, inclusive na relação professor-aluno, não há como separar mais a razão dos sentimentos e das emoções.
O docente é um profissional que lida diariamente com pessoas, e sabe-se que esse papel não é fácil de cumprir, pois cada pessoa é um mundo com formas diferentes de ser, pensar e agir. Assim sendo, torna-se indispensável desenvolver a sua inteligência Emocional, isto é a capacidade de identificar os próprios sentimentos e dos outros motivando e gerindo bem as emoções dentro de si e nos relacionamentos, a fim de auxiliar na gestão dos conflitos e na prevenção dos comportamentos inadequados frente a situações imprevisíveis que surgem no contexto escolar. Na finalização da roda de conversa tivemos dinâmica e cada um pode expor suas emoções através de desenhos.