O Papa no México em fevereiro de 2016: confirmação do cardeal Rivera
04/11/2015“Jubileu seja ocasião para aprendermos o perdão recíproco”
04/11/2015Um mês dedicado ao clima e à sua proteção: é a iniciativa lançada pelo Movimento mundial católico em favor do clima, celebrada de 1º a 29 deste mês de novembro.
Fundado em janeiro passado, o organismo reúne 230 organizações católicas com o objetivo de responder ao imperativo moral suscitado pelas mudanças climáticas. O “Mês do clima” se realiza em vista da Cop21, ou seja, a 21ª Conferência internacional das partes sobre as mudanças climáticas, que terá lugar em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro próximos.
Uma resposta ao apelo dos bispos de todas as partes do mundo, lançado em outubro passado
Desse modo – lê-se no comunicado –, as organizações pertencentes ao Movimento pretendem responder ao apelo lançado em 26 de outubro passado por cardeais, patriarcas, bispos e representantes das conferências episcopais continentais de várias partes do mundo: dirigido à Cop21, o documento convida a trabalhar pela aprovação de um acordo sobre o clima que seja justo, juridicamente vinculante e gerador de uma verdadeira mudança.
Estilo de vida radicado na solidariedade, caridade e justiça
“Esperamos e pedimos ações apropriadas” por parte da Conferência de Paris, escreve o Movimento. Unidos em oração com os católicos do mundo inteiro, insistimos a fim de que a Cop21 estabeleça políticas climáticas que encorajem um estilo de vida radicado na solidariedade, na caridade e na justiça, segundo os limites naturais da nossa terra, ‘casa comum’, e baseado no reconhecimento da necessidade de proteger os recursos essenciais para a vida”, escreve o organismo.
Lançada petição católica para impedir aumento do aquecimento global
Em seguida, expressando gratidão aos bispos signatários pelo apelo de 26 de outubro, o Movimento informa querer realizar três iniciativas durante o “Mês do clima”: uma petição católica sobre o clima, assinada por 200 mil pessoas, e que visa a adoção de políticas internacionais para impedir o aumento do aquecimento global. O documento será entregue às autoridades francesas, que presidirão a Cop21, e aos representantes das Nações Unidas, no âmbito de um evento interconfessional que se realizará em Paris no próximo dia 28.
29 de novembro, em Paris, a “Caminhada em prol do clima”
A segunda iniciativa é a “Caminhada em prol do clima”, programada na capital francesa para o próximo dia 29: “Esse extraordinário evento global oferecerá às pessoas a possibilidade de dar voz aos pobres” – explica o organismo.
Além disso, para os católicos essa “será uma ocasião para encorajar todos os homens e mulheres de boa vontade a construir boas relações com Deus, com os outros e com a Criação”.
Por sua vez, a terceira iniciativa tem um caráter mais “social”: efetivamente, trata-se de uma cadeia ininterrupta de oração que poderá ser acompanhada no tuíter mediante uma hashtag #Pray4Cop21.
Mudança climática, tema moral
“Encorajamos todos a fazer ouvir a própria voz e a refletir sobre o próprio estilo de vida neste momento vital da história humana”, escreve o Movimento. “A nossa fé católica é a base para o nosso trabalho de proteção de todas as pessoas e de todas as vidas. Cremos, como disse o Papa Francisco, que a mudança climática é um tema moral e, por isso, queremos solicitar todas as pessoas a criar uma relação entre si, com a Criação e com Deus”, enfatiza o comunicado.
Por Rádio Vaticano