Advento – 2ª Semana (Sexta-feira)
10/12/2015Peregrinos a caminho da Porta Santa movimentam maior igreja do mundo
11/12/2015Com o objetivo de propor atividades que contribuam com a igreja missionária, a Juventude Missionária do Brasil participa da 8ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), nos dias 9 a 13 de dezembro, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília.
O encontro ocorre anualmente e reúne coordenadores estaduais da Juventude Missionária, além de representantes das Famílias Missionárias e dos grupos de Idosos e Enfermos Missionários.
A Assembleia é assessorada pelo membro do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Gilberto Vieira, que aborda o conceito da cultura do “Bem Viver”, filosofia do Sumak Kawsay, que foi incorporada nas constituições de países como o Equador e a Bolívia, e representa uma importante contribuição dos povos indígenas para a crise atual. A filosofia prevê a vivência em comunidade, na qual todos se preocupam com todos, incluindo viver em equilíbrio com o meio ambiente.
Segundo o secretário nacional da Propagação da Fé, Guilherme Cavalli, a filosofia do Sumak Kawsay “é o pensar a vida na sua integralidade, pensar a vida em harmonia”. Para ele, “é preciso recuperar o desejo transformador e a construção de uma comunidade que se paute na solidariedade concreta”, afirma.
Além de avaliar a caminhada deste ano, os participantes também compartilham momentos de experiências e planejam as atividades para 2016.
Por CNBB com Pontifícias Obras Missionárias (POM)