Dia da Comunidade – Terça-feira – 13ª Semana Comum
30/06/2015Festa de São Tomé, Apóstolo
03/07/2015A Cáritas Arquidiocesana de Campinas realiza um trabalho de reinserção de pessoas em situação de rua, e para dar continuidade no trabalho pede a doação de móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas, alimentos e produtos de higiene. Além das doações materiais, a Cáritas tem um programa de colaboradores que contribuem doando mensalmente para a manutenção dos projetos. Aceita também pessoas interessadas no trabalho voluntário.
Ao todo, são três abrigos administrados pela Cáritas, a Casa Antonio Fernando dos Santos existe há 16 anos e atualmente atende 16 homens em situação de rua, a Casa Santa Clara é destinada às mulheres e aos seus filhos e hoje acolhe 25 pessoas e o Lar São Francisco de Assis, que foi inaugurado em 2015 que já abriga 21 homens.
O período de atendimento aos abrigados pode variar de seis meses a um ano, durante esse tempo é trabalhada a autonomia deles, bem como a reinserção na sociedade. Quando termina o período de permanência nas Casas, alguns vão para pensões, que já são mobiliadas, mas outros preferem alugar casas ou cômodos. Um dos trabalhos realizados pela Cáritas é a mediação com proprietários e corretores. Porém, conseguir a mobília é mais complicado e muitos não têm condições de adquirir móveis e utensílios domésticos para a casa nova.
As doações materiais têm que estar em bom estado e são retiradas pela Cáritas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3519 3052 ou pelo email [email protected].