Em homilia, Papa enfatiza a unidade entre os cristãos
26/01/2016Santuário Nacional acolhe 27ª Romaria da COBAP
26/01/2016O presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Luis Augusto Castro (foto), anunciou no último sábado, 23, que definitivamente o papa Francisco vai viajar para a Colômbia no primeiro semestre de 2017. “A data exata não foi ainda divulgada e o não será neste ano, porque a sua agenda está absolutamente cheia”, disse.
O prelado falou sobre a viagem durante uma coletiva de imprensa informal pouco depois de uma audiência que teve com o Santo Padre, junto com o Cardeal colombiano Rubén Salazar Gómez, o vice-presidente da Conferência Episcopal, mons. Oscar Urbina Ortega, e o secretário-geral, Dom José Daniel Falla.
No tocante ao itinerário, mons. Castro informou que buscará atingir o maior número possível de pessoas, ou seja, mais que em santuários, pensa-se nas cidades, embora isso ainda está a definir-se.
O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia disse que, em 2017, a visita do Santo Padre poderia ajudar a consolidar a paz, promovendo os acordos assinados entre o governo do presidente Santos e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que atualmente está em fase de implementação. Em qualquer caso, a viagem do Papa, disse mons. Castro, “não dependerá da assinatura do acordo”.
O Papa Francisco, acrescentou o bispo, pediu aos bispos colombianos que prestem muita atenção, no momento em que os acordos sejam assinados, no respeito do direito nacional e internacional, de modo que não haja desculpas para não cumpri-los.
Por Zenit