Concluído Seminário sobre os 50 anos do Sínodo dos Bispos
18/02/2016No Brasil, data alerta para os males do álcool
18/02/2016“É o momento de dar graças a Nosso Senhor por me ter permitido esta visita ao México”.
Estas foram as palavras iniciais do Papa Francisco em seu último discurso, depois de celebrar, em Ciudad Juárez, neste 17 fevereiro, a última Missa desta viagem.
Instantes depois, o Papa embarcou de volta ao Vaticano. Sua 12ª Viagem Apostólica Internacional estava encerrada.
Agradecimento
O Santo Padre agradeceu os mexicanos por terem aberto as portas das suas vidas durante a visita.
Ainda no início de seu discurso de despedida, Francisco assim se expressou:
“Não quero partir sem agradecer o esforço de quantos tornaram possível esta peregrinação… a todos aqueles que colaboraram, de várias maneiras, para esta visita pastoral. A tantos servidores anônimos que, no silêncio, deram o seu melhor para que estes dias fossem uma festa de família, obrigado!”.
O Papa afirmou que se sentiu bem acolhido ao ser recebido com carinho e festa. Para ele isto foi uma demonstração da esperança da grande família mexicana.
Esperança
Já ao final de suas palavras, o Pontífice tratou, de modo poético, disse aos presentes de sua certeza em ver Deus que caminha ao lado dos mexicanos:
“Há tantas luzes que anunciam esperança; pude ver, em muitos dos seus testemunhos, em muitos dos seus rostos, a presença de Deus que continua a caminhar nesta terra guiando-os e sustentando a esperança; muitos homens e mulheres, com o seu esforço de cada dia, tornam possível que esta sociedade mexicana não fique às escuras. São profetas do amanhã, são sinal de um novo amanhecer”.
Por Gaudium Press