Brasil e Alemanha promovem concurso de música e fotografia
01/03/2016Papa: o perdão de Deus não conhece limites
01/03/2016A Academia Marial de Aparecida organiza a 10ª edição do Congresso Mariológico, evento que ocorrerá de 2 e 5 de junho, contando com a presença de palestrantes de renome nacional nas áreas de Liturgia e Mariologia, temas que serão abordados ao longo das discussões entre os congressistas.
Logo no primeiro dia do Congresso Mariológico, o doutor em História Social e sacerdote da Diocese de Lins, Padre Oscar Beozzo, iniciará as palestras fazendo uma análise sobre o Culto e a devoção Mariana na história da evangelização da Igreja no Brasil.
Em seguida, a professora emérita da PUC-Rio, Lina Boff, realizará duas palestras, sendo a primeira baseada em “Maria no contexto da evangelização da Igreja à luz do Concílio Vaticano II”, e a segunda, “A Exortação Apostólica Marialis Cultus, do Papa Paulo VI”.
Já no dia 3 de junho, haverá apresentação da co-fundadora da Rede Celebra de Animação Litúrgica, Irmã Penha Carpanedo. Pertencente à Congregação da Discípulas do Divino Mestre, ela refletirá com os participantes o tema “Maria no Ano Litúrgico”.
Esta mesma temática se fará presente na exposição do Doutor em Teologia com especialização em Sagrada Liturgia, Frei Alberto Beckhaüser, atuante na Comissão de Liturgia e Tradução de Textos Litúrgicos da CNBB. Nesta ocasião, o religioso descreverá os textos das missas votivas à Nossa Senhora presentes no Missal Romano.
No terceiro dia do Congresso, os trabalhos começam com a mensagem do Doutor em Teologia e Professor de Mariologia, Irmão Afonso Murad, sobre a história, a liturgia e a piedade popular de Aparecida.
Concluindo as palestras, acontece um diálogo do doutor em Educação, Teologia e em Espiritualidade-Gregoriana, Padre Joãozinho, sobre a sadia convivência entre Liturgia e Piedade Popular.
10º Congresso Mariológico
Atividade direcionada mais especificamente a pesquisadores e estudiosos dos temas ligados a Nossa Senhora e sua mística, o Congresso Mariológico deste ano pretende reunir 700 pessoas, tendo como tema “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”, sendo realizado em parceria com a CNBB e a Faculdade Dehoniana de Taubaté.
Além disso, a programação do encontro pretende lançar a Noite Cultural, onde serão lançados livros de temática mariana e litúrgicos, bem como a inauguração de exposição mariana.
Por Gaudium Press com A12