Via Sacra no Coliseu recordará Holocausto na II Guerra Mundial
21/03/2016Comissão divulga nota sobre o Dia Mundial da Água
21/03/2016“Esta viagem representa uma oportunidade histórica de se comprometer com o povo cubano”. “É maravilhoso estar em Cuba”. É o que declarou o Presidente estadunidense, Barack Obama, que chegou ontem ao aeroporto de Havana, diante do pessoal da embaixada dos EUA, recentemente reaberta. Obama é o primeiro chefe da Casa Branca a visitar Cuba desde 1928.
A chegada ao aeroporto de Havana do Air Force One, levando o Presidente Obama é a primeira etapa de uma visita histórica que sela um degelo entre os EUA e Cuba, também graças à mediação da Santa Sé. O Papa visitou recentemente duas vezes o país caribenho: em setembro, por ocasião da visita apostólica à Cuba e aos Estados Unidos, e no último 12 de fevereiro para o histórico encontro com o Patriarca de Moscou Kirill.
A caminhada pela cidade antiga e o encontro na Catedral da capital cubana com o Cardeal Jaime Lucas Ortega, Arcebispo de Havana, marcaram o primeiro dia do presidente estadunidense em Cuba. A chegada de Obama foi precedida pela detenção de pelo menos 50 dissidentes após um protesto contra o governo cubano. Nesta segunda-feira está programado o encontro com o Presidente cubano, Raúl Castro. Amanhã, terça-feira antes de voltar aos Estados Unidos, o Presidente Obama fará um discurso ao povo cubano.
Por Rádio Vaticano