Brasileiros estão mais otimistas com situação política e econômica do país
11/05/2016Pobreza permanece concentrada no Norte e no Nordeste, diz estudo da ONU
12/05/2016Certos de que a era digital suscita educadores capazes de despertar e conduzir os anseios de liberdade e empreendedorismo latente no coração dos educandos, O Colégio Mãe de Deus, com sede em Londrina, Paraná, Brasil, comemorando 80 anos de aplicação da pedagogia de Schoenstatt, sediará o I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais, juntamente com o I Fórum Internacional da Pedagogia de Schoenstatt e o I Fórum dos Estudantes, que serão realizados de 23 a 27 de agosto de 2016.
O Congresso conta com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina – UEL – e com a comissão científica dos programas de Doutorado e Mestrado em Educação da UEL e do programa de Mestrado em Ensino da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, além de contar com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR.
A proposta é trazer uma oxigenação acadêmica e de gestão sobre novas referências educacionais, culturais envolvendo as inovações tecnológicas nos processos educativos escolares, a serviço da educação de pessoas com personalidades autênticas, que livremente se decidam pelo bem e se empenhem com liderança criadora na configuração de uma sociedade firmada e autênticos valores, a serviço da vida e da dignidade humana.
Finalidade do Congresso:
– Promover o debate em caráter científico;
– Realizar a publicação em periódicos e anais;
– Aprofundar os conhecimentos sobre a aplicabilidade da Pedagogia de Schoenstatt, proposta por Kentenich.
O I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação possibilitará debates, conferências, apresentação de trabalho por meio de painéis e comunicação oral para todos os participantes, bem como a exposição de apresentações institucionais.
Para posicionar cientificamente a Pedagogia de Schoenstatt com suas abordagens e inovações educacionais nas 05 áreas do desenvolvimento do caráter humano, segundo o seu idealizador José Kentenich, ou seja, na área da aliança, da confiança, do ideal, do movimento e da vinculação reconhecendo o educando como protagonista de sua aprendizagem, o Congresso prevê o Fórum Internacional dos Estudantes de unidades escolares que aplicam a Pedagogia de Schoenstatt, promovendo um intercâmbio de experiências referentes à importância do pensamento de Kentenich na vida cotidiana. Tratará, precisamente, pela técnica de Tendas, os temas: Amor, Autonomia e Liberdade.
O I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação prevê 05 palestras magnas que compõem os temas principais a serem abordados pelo evento. Entre elas, Pedagogia de Schoenstatt, Educação e Diversidade, Fundraising, Novas Tecnologias, Inovações Educacionais, além dos eixos temáticos.
Revela a Pedagogia de Schoenstatt como meio de transformação para uma educação de autonomia e a formação de personalidades livres aplicada há 80 anos pelo Colégio Mãe de Deus, tornando-se uma referência de excelência na qualidade do processo ensino/aprendizagem.
Os temas das principais conferências são:
Pedagogia de Schoenstatt, pela Dra. Dorothea M. Schlickmann e participação especial de Raúl Espina
Educação e Diversidade, Dra. Elena Lugo e Dra. Virginia Pereira
As mesas redondas debaterão os temas: Fundraising: soluções sustentáveis em gestão, Tecnologia em Educação e Sociedade e Inovações Educacionais.
Inscrições a partir de 15 de maio de 2016, pelo site:
www.congressoeduschoenstatt.com.br, ou para mais informações envie um email para: [email protected]