Sepac prepara 14º Encontro de Pastoral Afro-Americano e do Caribe
13/05/2016Comissão da CNBB organiza Encontro de Jovens de Congregações
13/05/2016Teve início ontem (12/05), na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, o encontro anual da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice sobre o tema “A iniciativa empresarial na luta contra a pobreza. Emergência refugiados, o nosso desafio”.
O objetivo do evento é dar uma atenção particular às novas formas de pobreza e ao mesmo tempo apresentar algumas entre as mais significativas realidades práticas, inspiradas na ideia de empreendedorismo por uma economia de inclusão.
“A conferência é uma ocasião para debater sobre como um empresário pode contribuir no combate à pobreza, e sobre a emergência refugiados a fim de estabelecer um dialogo entre especialistas e pessoas comprometidas concretamente na vida profissional e na gestão da empresa”, disse o presidente da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, Domingo Sugranyes Bickel. “Acreditamos que de um confronto possa nascer ideias inovadoras e motivações a fim de superar a rigidez ideológica e a resistência à mudança”, disse ainda ele.
“Por isso, convidamos pessoas que darão testemunhos interessantes, como um banqueiro internacional que trabalha por uma finança inclusiva, o presidente, de confissão protestante, de uma empresa líder mundial no setor de seguros que falará sobre como tomar decisões inspirando-se no pensamento cristão, e o criador espanhol de uma empresa que desenvolveu um império cooperativo no setor turístico, empregando somente ex-detentos”, frisou Bickel.
Esses testemunhos, como outros, serão colocados em diálogo com especialistas em questões de migrações e acolhimento dos refugiados, junto com altos funcionários da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCSE), da Comissão Internacional da Cruz Vermelha e da Caritas Internacional.
Haverá também um debate sobre como a Igreja Católica pode encontrar aliados entre fiéis de outras confissões e religiões, e também entre os não fiéis para seguir no caminho que leva a uma economia mais humana.
O diálogo contribui para aumentar comunidades ativas, capazes de formar redes a fim de reconstruir laços sociais, diálogo baseado na participação e a corresponsabilidade.
A conferência da Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice se encerra no próximo sábado, 14.
Por Rádio Vaticano