Secretário vaticano para Relações com os Estados cancela viagem à Venezuela
19/05/2016Padarias estão exagerando na quantidade de sal no pãozinho
20/05/2016Está em fase de preparação a audiência do Papa Francisco com o Grão-Imame Ahmed al Tayyeb de Al-Azhar – a Universidade egípcia considerada a mais alta autoridade teológico-acadêmica do Islã sunita – que deverá se realizar na próxima segunda-feira, 23 de maio.
A informação é do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, que precisou não existir no momento, maiores detalhes do encontro entre os dois líderes religiosos.
Em fevereiro passado, o Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, acompanhado pelo Núncio Apostólico no Egito, Dom Bruno Musarò, havia realizado uma visita a Al-Azhar.
Diálogo
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé de 27 de fevereiro passado, afirmava que “o encontro foi realizado num clima de grande cordialidade, sendo reiterada a necessidade de uma retomada do diálogo entre as duas Instituições, como desejado pelo Papa Francisco e por várias pessoas de boa vontade. Foi acordado sobre a importância prosseguir e de intensificar tal diálogo para o bem da humanidade”.
Na ocasião, Dom Ayuso havia entregue uma carta do Presidente do Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, na qual o purpurado exprimia a sua disponibilidade em receber o Grande Imame e em acompanhá-lo oficialmente em audiência com o Pontífice.
Degelo
O encontro marcará um degelo nas relações entre Al-Azhar e Santa Sé, abaladas com a suspensão do diálogo por parte dos muçulmanos sunitas em 2011, em protesto contra as declarações de Bento XVI sobre a necessidade de proteger os cristãos no Egito e no Oriente Médio, pronunciadas após o ataque à Catedral Copta em Alexandria.
Al Azhar havia afirmado na ocasião que tomou a medida devido “às repetidas declarações negativas” de Bento XVI sobre o Islã e, sobre as “supostas discriminações” que os fiéis de outras confissões sofrem no Oriente Médio.
Por Rádio Vaticano