Edições CNBB apresentam Coleção sobre a Misericórdia
08/06/2016Pós-graduação em mariologia
08/06/2016Na próxima sexta-feira (10/06) uma delegação da Comunhão Mundial de Igrejas visitará o Vaticano para aprofundar as relações com a Igreja Católica. A delegação, conduzida pelo presidente Jerry Pillay e pelo secretário geral Chris Ferguson, será recebida em audiência pelo Papa Francisco e encontrará o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.
A Comunhão mantém um diálogo formal de longa data com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, do qual se concluiu a quarta fase. O tema examinado foi “Justificação e sacramentalidade: a Comunhão cristã como agente em prol da justiça”, informa um comunicado.
Além da audiência com o Pontífice, a Comunhão encontrará o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz para identificar áreas comuns de colaboração. Efetivamente, a Comunhão esteve na linha de frente na teologia da justiça social adotando, em 2004, a Confissão de Acra (República de Gana).
A confissão profética afirma que as questões relativas à justiça econômica e ecológica não devem ser reconduzidas somente a temas sociais, políticos e morais, mas são parte integrante da fé em Jesus Cristo e envolvem a Igreja em sua totalidade.
Dirigindo-se ao Santo Padre, Ferguson evidenciará a “alegria e a urgência” deste encontro – lê-se no comunicado. “A nossa alegria nasce da consciência de que, mediante o arrependimento e o diálogo, estamos nos aproximando daquela unidade que é um dom de Cristo à Igreja a fim de que todos possam crer” – dirá o secretário geral.
A urgência surge da necessidade “de prosseguir, juntos, o caminho, apesar dos perigos e dos sofrimentos com os quais o mundo e todas as pessoas têm que deparar-se”, identificando as afinidades entre a Confissão de Acra e a Encíclica Laudato Si de Francisco sobre o cuidado da casa comum.
Após a audiência com o Papa, a delegação da Comunhão, que terá, entre outros, a participação do presidente da Aliança das Igrejas presbiterianas e reformadas da América Latina e do Caribe, Elder Gabriela Mulder, concederá uma coletiva de imprensa na Sala Marconi da Rádio Vaticano, marcada para as 13h15 locais.
Por Rádio Vaticano