Papa Francisco: “A Igreja é a família de Jesus, é onde ele deposita o Seu amor”
08/06/2016Nulidade do matrimônio: Papa cria comissão de trabalho
08/06/2016Terminou nesta quarta-feira, 8, a 15ª reunião do Conselho de Cardeais que auxilia o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana. Entre os temas discutidos nesses três dias, a reforma dos meios de comunicação do Vaticano, questões econômicas e a luta contra a pedofilia.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, conversou com jornalistas nesta manhã para falar do andamento dos trabalhos. O objetivo central das reuniões é elaborar uma nova constituição apostólica que substitua a Pastor Bonus, do Papa João Paulo II.
Os trabalhos desta reunião foram dedicados, em particular, a alguns órgãos da Cúria, como a Secretaria de Estado, as Congregações para os Bispos, para o Clero, para as Igrejas Orientais, para a Educação Católica e os Pontifícios Conselhos da Cultura, da Promoção da Unidade dos Cristãos e para o Diálogo Inter-religioso.
Entrega de resultados ao Papa
A reunião também serviu para a entrega de alguns resultados das avaliações do C9 (como é chamado o Conselho de Cardeais) sobre os diversos órgãos da Cúria. Em particular, as avaliações são sobre a Doutrina da Fé, o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Causa dos Santos, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de vida apostólica. Além disso, foram entregues ao Pontífice os resultados considerados definitivos das considerações sobre o novo órgão para a Caridade, Justiça e Paz.
Entre os critérios para a elaboração desses resultados, esteve a simplificação, harmonia das tarefas e dos diversos organismos e possíveis formas de descentralização em relação às conferências episcopais.
Reforma dos “media”
O prefeito da Secretaria para a Comunicação, mons. Dario Edoardo Viganó, mostrou ao C9 o avanço da reforma do sistema comunicativo da Santa Sé e o processo em curso de repensar seja a organização do trabalho seja dos processos de produção e de integração, em particular da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano.
Segundo padre Lombardi, o Conselho expressou gratidão e encorajou a proceder no caminho adotado. O cardeal Sean O’Malley agendou a atividade da Comissão para a Tutela dos Menores e introduziu uma reflexão sobre o novo Motu Proprio do Papa, “Como uma mãe amável”.
Respondendo a perguntas de jornalistas, padre Lombardi explicou que o trabalho do C9 não se limita à reforma da Cúria e que esse organismo não tem um fim definido. “A reforma da Cúria certamente é um tema muito encorpado nessas consultas ao Conselho. Mas não só isso, o Papa pode e usa o C9 para propor também outros temas. Por exemplo, desde o início tinha falado do Sínodo com o C9”, exemplificou padre Lombardi.
As próximas reuniões do Conselho, ao longo deste ano, estão previstas para 12, 13 e 14 de setembro e 12, 13 e 14 de dezembro.
Por Canção Nova, com Rádio Vaticano