Medalha comemora o IV ano de Pontificado de Francisco
11/08/2016Casal olímpico e católico do Brasil dá testemunho de família e fé em Deus
11/08/2016A programação oficial do 17º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016) teve seus detalhes divulgados pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.
Na ocasião, o prelado apresentou a Mostra Vestes Sagradas, em exposição na Igreja Santo Alexandre, na capital paraense.
A capital Belém acolhe pela segunda vez o Congresso Eucarístico Nacional, que acontece neste ano entre os dias 15 e 21 de agosto.
Com atividades para a vivência profunda da Eucaristia, o Congresso contará com uma programação com missas, procissões e simpósios teológicos, reunindo pessoas de todas as partes do Brasil.
No primeiro dia do evento, 15 de agosto, a abertura contará com missa presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes.
Em todos os dias haverá missas presididas por bispos brasileiros em diversas comunidades de Belém.
No dia 16 de agosto, as seis regiões Episcopais e a Basílica Nossa Senhora de Nazaré recebem as Jornadas Pastorais.
Em 17 de agosto, às 9h, ocorre o Café Teológico e no final da tarde, a chegada da Procissão Pluvial.
No dia 18, o congresso apresenta um Simpósio Teológico, Workshops, Feira Católica e Exposição da Amazônia.
A celebração eucarística direcionada à juventude e a Jornada do Ano da Misericórdia, acompanhada de simpósio e missas, acontecem nos dias 19 e 20 de agosto, respectivamente.
O encerramento do evento está marcado para 21 de agosto. Neste dia, haverá uma Missa Solene na Basílica Nossa Senhora de Nazaré, seguido de procissão com destino à Catedral.
Vale ressaltar que a escolha de Belém para sede do Congresso Eucarístico se deve pelas comemorações dos 400 anos de fundação do município, bem como pelo quarto centenário da chegada do Evangelho nesta região da Amazônia e pelos 110 anos de elevação da então diocese à condição de arquidiocese.
Além disso, o encontro nacional prepara a Exposição de Vestes Sagradas, que reunirá paramentos utilizados pelos sacerdotes nas celebrações litúrgicas ao longo da história da Igreja.
A capital Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber essa exposição. Antes, a mostra já passou pelo Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais, apresentando peças litúrgicas históricas utilizadas pelo clero em celebrações, e ainda fazendo uma interação entre arte, história, liturgia e teologia.
A exposição, que compõe o circuito religioso cultural do CEN2016 estende-se até 9 de setembro, na Igreja Santo Alexandre.
Por Gaudium Press