Projeto reúne ações de solidariedade, lista será enviada ao Papa
12/08/2016Por dentro da diplomacia da Santa Sé nas Nações Unidas
12/08/2016Em 2016, pela segunda vez será celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco em 6 de agosto do ano passado e comemorado, desde então, em 1º de setembro. Para celebrar a data agora em 2016, o Santo Padre vai presidir a celebração das vésperas na Basílica Vaticana às 17h (12h em Brasília)
Essa é uma data já celebrada pela Igreja ortodoxa e o Papa a instituiu também para a Igreja católica acolhendo a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa. Quando instituiu a data, Francisco escreveu uma carta em que enfatiza a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.
“A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. De fato, viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa”, escreveu o Papa na carta.
A instituição da data foi mais um gesto que revelou a preocupação do Papa Francisco com o meio ambiente, assunto que ele aborda desde o início de seu pontificado. Em sua primeira homilia como Papa, a reflexão foi dedicada ao meio ambiente. A primeira encíclica escrita inteiramente por ele – Laudato sì – também traz uma densa reflexão sobre o assunto. O documento conhecido como a “encíclica verde” foi publicado em 18 de junho de 2015 e foi bem recebido mundialmente, não só por fiéis católicos.
Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé