O significado do esconderijo do ser humano, segundo Santo Agostinho
17/02/2017Cardeal Parolin “preocupado” por ressurgimento do populismo no mundo
17/02/2017O Santuário Nacional de Aparecida se prepara para acolher amanhã, sábado, 18, uma peregrinação com mais de 50 mil homens de todo o Brasil: a Romaria Nacional do Terço dos Homens. A expectativa é de que o número recorde de participantes seja superado neste ano.
Em 2016, foi contabilizada a participação de 50 mil devotos de Nossa Senhora Aparecida só nesta Romaria. “A Basílica já ficou pequena para acolher tantos homens rezando juntos. É a expressão do grande amor de Deus e do carinho da Nossa Senhora pelas famílias e por todos nós”, comenta o Irmão João Batista de Viveiros, Missionário Redentorista responsável pela animação da Romaria.
A romaria, que chega a sua nona edição, é o ponto de encontro de centenas de comunidades de todas as regiões do país. Grupos que, semanal ou mensalmente, se reúnem para a reza do Terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.
A programação preparada para a Romaria tem seu ponto alto no sábado, 18, com a recitação do Santo Terço no Altar Central da Basílica, aos pés da Imagem de Nossa Senhora, mas desde o dia anterior já haverá atividades para a acolhida dos grupos.
Após a Missa de abertura, às 18h de hoje, 17, uma procissão percorrerá os quase três quilômetros que distanciam a Basílica do Porto Itaguassu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No local, os Homens do Terço terão um pequeno momento de reflexão.
“João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, os pescadores que encontraram a Imagem em 1717 não eram do Terço dos Homens, mas com certeza foram os primeiros homens que rezaram diante daquela pequena Imagem”, completa o Reitor do Santuário Nacional, padre João batista de Almeida, sobre a simbologia da procissão até o Porto Itaguassu.
Uma vigília terá início na noite de sexta-feira, para que aqueles que chegarem ainda na madrugada de sábado já sejam inseridos no clima oracional da Romaria. Na manhã de sábado será meditado o tema deste ano, “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.
PROGRAMAÇÃO
DIA 17/02/2017 – (sexta-feira)
18h00: Missa de abertura
20h00: Procissão Jubilar para o Porto Itaguaçu, onde tudo começou em 1717
23h00: Início da Vigília Mariana e Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário
DIA 18/02/2017 – (Sábado)
05h45: Encerramento da Vigília Mariana e da Adoração ao Santíssimo Sacramento
07h00: Acolhida, Boas Vindas, músicas e Oração Inicial na Tribuna Papa Bento XVI
08h00: Reflexão. Tema: “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.
10h30: Missa Solene
13h45: Início do Santo Terço
15h00: Consagração dos Homens à Nossa Senhora Aparecida
15h15: Sorteio da Imagem Peregrina e mensagem final
Por Canção Nova, com Santuário Nacional