Família, uma luz para a vida em sociedade
09/08/2017Papa: É triste que alguns católicos se achem perfeitos e desprezem os demais
09/08/2017A Jornada Teológica dos Serviços Arquidiocesanos em Salvador, organizada pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, contou este ano com reflexões inspiradas no tema ” Com Maria, a mãe de Jesus”.
O evento que reuniu diversas pastorais, movimentos, comunidades, entre outros organismos, teve lugar no auditório Dom Geraldo Majella, na Cúria Metropolitana de Salvador.
Na ocasião, a Jornada tratou de duas palestras, sendo a primeira sobre o tema central proferida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
O arcebispo ressaltou que o Ano Mariano é o momento para celebrar, fazer memória e agradecer em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A partir da história da aparição da Padroeira do Brasil, Dom Murilo evidenciou Maria Santíssima como “a Mãe do Povo”, uma vez que a população olha para Jesus Cristo e tem a consciência de que ao seu lado, desde o nascimento até o calvário, Nossa Senhora está presente.
Dom Murilo lembrou ainda que “quem encontrou a Imagem de Aparecida foram pescadores, trabalhadores, homens de coração simples. Esta Imagem enegrecida parece lembrar a cor de grande parte do nosso povo”.
Por fim, concluiu seu discurso abordando o compromisso das lideranças de cultivar a espiritualidade mariana.
Já a segunda palestra foi ministrada pelo coordenador de Pastoral, Padre Ricardo Henrique, que destacou a religiosidade popular e a devoção mariana como oportunidades de evangelização.
“Como lideranças, precisamos preservar as devoções marianas, sobretudo na família, pois estas devoções quando bem acompanhadas, penetram profundamente na alma do povo, levando-o a um engajamento na comunidade”, afirmou o sacerdote ao longo do evento, que foi encerrado com o momento da consagração a Nossa Senhora. (LMI)
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Salvador