Jovens brasileiros se mobilizam para participar da JMJ 2019
13/07/2018Papa: missionário deve estar amparado unicamente em Cristo
16/07/2018
A primeira edição do Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde acontecerá de 16 a 18 de julho no 2º andar do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória. Os participantes serão acolhidos pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. O evento contará com a presença do prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Cardeal Peter A. Turkson, que fará uma palestra magna. O congresso visa a integração e fortalecimento das instituições e a troca de conhecimentos.
“O pedido do Papa é que não se fechem mais hospitais católicos. A presença da Igreja na saúde e a ideia de abordar temas científicos em um evento, nos fazem perceber que também é o momento de pensar em soluções para a sustentabilidade dos nossos hospitais e para a excelência na gestão sem perder nosso foco, que é ajudar aos mais pobres”, afirmou a presidente e diretora do Hospital São Vicente de Paulo, irmã Marinete Tibério.
O público alvo do congresso são representantes religiosos das áreas de gestão, as instituições católicas de saúde, diretores e gerentes dessas organizações. Durante os dois dias serão abordados temas inerentes ao cenário atual da saúde no país. Durante o evento, será lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) e haverá a apresentação aos participantes do primeiro Censo das Instituições Católicas de Saúde.
“A criação da ABICS será uma resposta para evitar o fechamento dos hospitais católicos e possibilitar o fortalecimento da assistência aos menos favorecidos, nos mantendo fiéis ao atendimento social dentro do mercado competitivo na área da saúde”, assinalou irmã Marinete.
O 1º Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde é organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Ambulatório da Previdência, a Casa de Saúde São José, o Hospital São Francisco na Providência de Deus e o Hospital São Vicente de Paulo.
Por Canção Nova, com Arquidiocese do Rio de Janeiro