O tesouro da fé e a sua vivência no cotidiano
17/06/2019Documento de Trabalho do Sínodo: “Amazônia pede à Igreja que seja sua aliada”
18/06/2019
Autoridades portuguesas recuperaram o relicário com os restos mortais do Beato Bartolomeu dos Mártires, que havia sido roubado em Viana do Castelo na última terça-feira, 11 de junho.
“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, ao fim da tarde de ontem, o presumível autor de um furto qualificado de obra de arte sacra, um homem de 25 anos de idade”, informou a entidade em um comunicado nesta sexta-feira.
Segundo informa a Polícia Judiciária (PJ), no roubo ocorrido na tarde de 11 de junho na Igreja de São Domingos, o indivíduo levou “um relicário que continha uma vértebra que se reputa pertencer ao Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires”, o qual “já foi recuperado”.
A PJ assinala ainda que a relíquia é “considerada de grande valor sentimental e objeto de grande devoção religiosa na diocese de Viana do Castelo”.
Após o roubo, o Bispo de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, classificou o fato como um “atentado à sensibilidade” dos católicos. Em entrevista à Agência Ecclesia, do episcopado português, o Prelado declarou que “é mais uma ofensa à Igreja do que à figura de tão insigne” bispo.
O indivíduo detido será apresentado a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Via ACI Digital