Novo jeito de ser Igreja na Amazônia já existe e deve ser reconhecido no Sínodo dos Bispos
14/08/2019O desafio de saber relevar
14/08/2019
“Sim ao desarmamento, sim à paz”. Este é o tema da campanha lançada na segunda-feira, 12, no “Atrio de las Americas”, da Basílica de Guadalupe. A iniciativa do Governo da Cidade do México, em colaboração com setores da sociedade civil, busca reduzir a violência na capital do país.
Segundo as autoridades governamentais, o desarmamento é fundamental para reduzir a taxa de homicídios. Neste sentido, o governo propõe que os cidadãos que entregarem suas armas de fogo possam receber em troca entre 4 mil e 18 mil pesos, dependendo do calibre.
No lançamento da campanha estava presente o vice-reitor da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, padre Gustavo Watson.
De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica
Em seu pronunciamento, o sacerdote assegurou que para todos aqueles que trabalham na Basílica de Guadalupe “é uma honra que o Átrio das Américas seja local do evento”.
“As iniciativas que promovem o respeito pela vida de todos os cidadãos, a dissuasão para que não se tenha armas e que não sejam usadas, a reconciliação entre os que estão em conflito e a promoção da paz, estão de acordo com os ensinamentos da Igreja Católica, que reconhece a imensa dignidade da pessoa humana, e que apoia tudo o que é feito em favor dela ”.
Paulo VI: “Se queres a paz, defenda a vida”
O vice-reitor do Santuário recordou ainda a frase pronunciada pelo Papa Paulo VI em 1977: “Se queres a paz, defenda a vida”. Neste sentido, disse que a Igreja acredita que todos os esforços para prevenir as mortes causadas pela violência entre os cidadãos, têm um impacto na construção da paz e de um mundo mais humano e fraterno”.
Local que inspira paz e reconciliação
Por fim, padre Gustavo Watson agradeceu às autoridades civis por terem escolhido o local para o lançamento da campanha de desarmamento programa, como já ocorrido em outras ocasiões, “pois o Tepeyac – frisou – tem sido um local que ao longo da história inspirou sentimentos de paz, reconciliação e harmonia para uma parte importante da população do nosso país”.
Durante a administração de Miguel Ángel Mancera, a Igreja Católica na capital colaborou com um programa similar, conhecido na época como “Por tua família, desarmamento voluntário”.
Autoridades presentes
Também tomaram parte no lançamento da iniciativa o general Martín Salvador Morfín Ruiz; o magistrado presidente do Poder Judiciário da Cidade do México, Rafael Guerra Álvarez; o prefeito de Gustavo A. Madero, Francisco Chiguil Figueroa; o secretário de Segurança Pública do CDMX, Jesús Orta Martínez; o presidente do Conselho Cidadão, Salvador Guerrero Chiprés; e Rosa Icela Rodríguez Velázquez, secretária de Governo da Cidade do México.
Via Vatican News com “Desde la Fe”, Semanário da Cidade do México