1º Fórum Científico Pequeninos do Senhor
11/11/2015Audiência: TV e celular comprometem convívio familiar
11/11/2015A Pontifícia Academia das Ciências promove terça e quarta-feira, 17 e 18 de novembro, um encontro no Vaticano sobre a relação entre “Big Data e ciência”: a importância das ciências computacionais na coleta, no arquivo e na elaboração dos dados de pesquisas científicas de base e aplicadas.
Definição de Big Data
O conceito de Big Data se refere a “um conjuntos de dados extremamente amplos que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil”.
Um dos aspectos da pesquisa científica atual, seja nas ciências de base como aplicadas, é a grande quantidade de dados continuamente produzidos. Muitas vezes, a produção de dados é maior do que a capacidade de análise e interpretação dos instrumentos disponíveis. Por exemplo, na genômica – ramo da bioquímica que estuda o genoma completo de um organismo, ou nos milhões de e-mails e transações bancárias que se fazem todos os dias. Por isso, a utilização de metodologias mais avançadas para a gestão dos dados è tão importante para desenvolver pesquisas científicas.
Inovação e colaboração nas pesquisas
Nos últimos anos foram feitos grandes progressos no campo das ciências computacionais, que além de facilitarem o acesso a novos dados em todos os campos da pesquisa, levaram a uma elaboração mais eficiente das informações. Tais inovações têm forte impacto no modo em que são atualmente realizadas as pesquisas científicas. A partir do momento que os dados coletados são disponíveis aos usuários, os projetos de colaboração estão se tornando sempre mais comuns.
No debate do Vaticano serão abordados a coleta, o arquivo e a gestão dos dados exclusivamente nos campos da ciência da vida e da terra e na astrofísica e o objetivo será incrementar e intercambiar as futuras pesquisas nestas áreas.
Por Rádio Vaticano