Papa convida sacerdote para pregar Exercícios Espirituais da Quaresma
13/01/2016Papa abre ciclo de catequeses sobre a ‘misericórdia na Bíblia’
13/01/2016O Centro Diocesano para a Cooperação Missionária entre as Igrejas do Vicariato de Roma está convocando uma interessante iniciativa para promover a caridade. Trata-se das peregrinações missionárias que ocorrerão em Moçambique, Brasil, Nepal, Albânia e Tailândia durante este ano de 2016.
Segundo noticiou o informativo diocesano RomaSette.it, a proposta tem por objetivo encontrar, conhecer, animar e contar a experiência de Fé a partir da caridade e por meio de peregrinações missionárias nos lugares onde a Fé se enfrenta todos os dias com as dificuldades e a sobrevivência física e espiritual.
“Queremos encarnar de algum modo a grande mensagem do Papa Francisco de sair às periferias do mundo, aos lugares onde realmente há necessidade de expressar a unidade da Fé”, comentou Dom Michele Caifa, do Centro Diocesano para a Cooperação Missionária, que é citado pelo meio de comunicação.
As peregrinações que se realizam no Brasil, nas cidades de Recife, Olinda e Floresta; assim como a que tenha lugar em Bangkok, Tailândia, serão para conhecer as condições que atravessam as famílias e comunidades locais. Enquanto as que tenham lugar na Albânia e Nepal envolverão ativamente aos peregrinos missionários na vida das comunidades. De acordo com Dom Caifa, “nestes países se solicita um compromisso concreto de trabalho”, como é o caso do Nepal, onde a ajuda à reconstrução após o terremoto será uma tarefa importante. “Na Albânia o compromisso será com os jovens durante o tempo festivo para animá-los no jogo”, acrescentou.
Para preparar as peregrinações missionárias se realizarão vários cursos informativos prévios à viagem, também, já no lugar de missão, se ensinarão certas tarefas específicas. “Em cada um destes países se pediu um tipo de serviço que se aprende no lugar, todo o mundo pode encontrar seu próprio espaço. Quem tiver uma competência específica fará bem em colocá-la a serviço, mas também que não a tem, ajuda (…) Em alguns casos somente basta a abertura do coração, o desejo de aprender, de ver que há outro além de nossa cidade. Basta o espírito de abertura”, disse Dom Caifa.
“Esperamos que estas viagens não terminem ao regressar a Roma, mas que sejam um combustível que ponha em marcha a animação missionária”, acrescenta Dom Caifa.
O Centro Pastoral Missionário da Diocese de Roma (CMD) trabalha há anos no Vicariato para a cooperação entre as Igrejas e entre os grupos missionários presentes na jurisdição eclesial, propondo formação missionária e iniciativas nos lugares de missão.
Por Gaudium Press