CNBB define hino da Campanha da Fraternidade 2019
27/09/2018Abrem causa de beatificação de mãe coragem Chiara Corbella
27/09/2018
A iniciativa “Rosário de Costa a Costa” (Rosary Coast to Coast) convida os católicos dos Estados Unidos a literalmente “cercarem” o país rezando o terço no dia 7 de outubro, um domingo, festa de Nossa Senhora do Rosário.
A ideia é seguir o exemplo dos católicos da Polônia, que, no ano passado, por ocasião dessa mesma data profundamente simbólica, formaram um gigantesco cordão humano nas fronteiras do país para rezar o rosário com uma intenção especial: “salvar a Polônia e o mundo”.
Os fiéis norte-americanos pretendem se mobilizar da costa Oeste à costa Leste, do Oceano Pacífico ao Atlântico, formando uma enorme corrente de pessoas em oração pelo país, mediante a intercessão de Maria.
A data, 7 de outubro, não é casual: além de ser o dia de Nossa Senhora do Rosário, ela celebra a vitória cristã na batalha de Lepanto, em 1571, contra os otomanos que tentavam invadir e dominar a Europa. Essa vitória foi atribuída desde então à oração do rosário, “que salvou a Europa da islamização”, conforme recordam os representantes da fundação polonesa Só Deus Basta, que organizou o rosário nas fronteiras da Polônia em 2017.
Os promotores estadunidenses da iniciativa são leigos católicos que a explicam assim:
“Nós, nos Estados Unidos, compartilhamos a convicção, já vista e posta em prática na comunidade internacional, de entrar completamente na batalha espiritual que enfrentamos para rezar pelas nossas nações neste momento decisivo da história.
Convidamos os católicos de todo o país a rezarem juntos para invocar a Deus mediante a poderosa intercessão de Nossa Senhora do Rosário, para curar os nossos países e devolvê-los à santidade. Vamos conseguir isso através da oração que pode mudar corações, mudar famílias, mudar as nossas comunidades, mudar o nosso país e mudar o mundo. Não existe arma mais forte nesta batalha espiritual que o Rosário!
Convidamos os povos hispânicos que vivem na nação norte-americana, nossos irmãos da América Central e do Sul, a se encontrarem no litoral, nas fronteiras, em lugares públicos, nas igrejas paroquiais e nas casas para rezar o Santo Rosário”.
No mesmo dia acontecerá o Encontro Nacional do Rosário, em Washington, com Celebração Eucarística às 13h do horário local. Após a missa, haverá procissão até o Capitólio.
A oração do rosário nas fronteiras a fim de literalmente “cercar” o país com uma grande oração comunitária de intercessão já aconteceu também na Irlanda e no Reino Unido.
Confira algumas imagens desse extraordinário evento espiritual realizado primeiramente na Polônia:
Via Aleteia