Cardeal Sarah adverte risco de reduzir a Missa “a bons sentimentos”
06/10/2016Gratidão
06/10/2016Teve início oficialmente a programação de uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré, com a Missa presidida pelo Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, na terça-feira, 4.
“Caríssimos irmãos e irmãs, hoje estamos em festa, pois fazemos a abertura oficial do Círio 2016”, disse o Prelado aos inúmeros fiéis que lotaram a Basílica Santuário.
Após a celebração, Dom Taveira explicou aos jornalistas que o Círio deste ano tem uma característica importante. “Nós o chamamos de ‘Círio da Misericórdia’ por causa do Ano Jubilar da Misericórdia”, declarou sobre o evento que nesta edição tem como tema “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”.
Segundo ele, este “quer ser o Círio do perdão, do acolhimento das pessoas mais distantes, daqueles que sofrem mais. Quer ser o Círio do nosso compromisso de espalhar a misericórdia de Deus para com todos”.
Durante a Missa, o Arcebispo sublinhou que a data da abertura do Círio neste ano era simbólica, por se tratar do dia de São Francisco de Assis, demonstrando ainda mais a importância de se deixar tocar pela misericórdia divina.
“É bom que tenhamos a consciência de que enfrentamos muitos obstáculos até aqui. Quantas pessoas aqui presentes fizeram uma linda conversão?”, questionou o Prelado conforme assinala a Fundação Nazaré.
“Assim como Paulo foi tocado pela conversão – acrescentou –, São Francisco também foi. A graça de Deus os alcançou. Sem dúvida, todos nós somos tocados pela misericórdia de Deus”.
Ao término da Missa, o Arcebispo se dirigiu à porta da Basílica Santuário, onde foi declarada a abertura das celebrações, romarias e eventos do Círio deste ano. “É com muita alegria que nós queremos acolher a todos. Em nome da Arquidiocese de Belém, eu declaro aberto o Círio 2016”, disse.
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, o Círio de Nazaré acontece há mais de dois séculos em Belém (PA), chegando a sua 224ª edição.
No total, são 12 procissões oficiais, entre as quais a principal acontece sempre no segundo domingo de outubro – a grande procissão do Círio –, que sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em 9 horas e 15 minutos, como ocorreu em 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Anualmente, o Círio de Nazaré reúne uma multidão de fiéis de todo o Brasil e até mesmo de outros países. Na procissão principal do segundo domingo de outubro, participam cerca de 2 milhões de romeiros em uma grande caminhada de fé e homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Por ACI Digital