Santos e mártires de hoje levam adiante a Igreja, diz Papa
07/04/2016Dom Alberto Taveira: preparativos para o XVII Congresso Eucarístico Nacional
07/04/2016Nesta quinta-feira, 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde há 60 anos, para conscientizar a população sobre a qualidade de vida. O cardiologista Dr. Marcos Roberto Alves Moreira defende a medicina preventiva.
O profissional explica que a ausência de doença nem sempre significa saúde, já que muitas patologias não apresentam sintomas ou ainda não foram diagnosticadas. A dica que ele dá é fazer check ups rotineiros.
“A definição de uma pessoa saudável se refere ao equilíbrio físico, psíquico e metabólico do organismo.”
O cardiologista destaca o papel das associações de bairro, secretarias de saúde e profissionais da área na promoção de eventos no dia 7. “Palestras sobre temas como por exemplo hipertensão arterial, já que em torno de 30 % da população adulta mundial tem níveis elevados de pressão arterial. Isso se chama medicina preventiva.”
Diabetes
Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é a diabetes. De acordo com dr. Rodrigo é uma patologia de suma importância para trabalhar a prevenção, já que estimativas preveem aumento em média de 51 % no número de diabéticos no mundo até 2030.
“O estilo da vida moderna é um dos principais agravantes, sendo assim podemos preveni-la através de mudanças no estilo de vida, exercício físico, alimentação balanceada e mais natural possível, e campanhas de educação e prevenção.”
Atividade física e alimentação em tempos de crise
A atividade física tem papel primordial na busca por uma vida saudável. Nem mesmo a crise econômica pela qual passa o Brasil, em que muitos não têm acesso a academias, é desculpa para não se exercitar. Uma boa caminhada, de modo regular, já proporciona benefícios importantíssimos para a saúde, defende o médico.
“Só uma observação: consulte seu cardiologista previamente, faça um check up. Prevenir é melhor que remediar.”
Ele explica que exercitar-se pelo menos 30 minutos, em cinco ou mais dias da semana, oferece benefícios para a pressão arterial, para o coração e para a prevenção da diabetes por exemplo.
Além da atividade física, a alimentação também é fundamental para se ter uma vida saudável. “Os alimentos industrializados estão caros. Sendo assim, motivando o consumo de verduras, legumes e frutas, ou seja, uma alimentação balanceada e mais natural possível, associado a exercícios físicos, como forma de promover saúde e menor necessidade do uso de medicamentos. Amo de coração a medicina preventiva!”
Por Canção Nova