Para ser verdadeiro, Jubileu deve chegar ao bolso
10/02/2016Quaresma, tempo para podar a falsidade, mundanidade e indiferença
10/02/2016O Papa Francisco valida a ideia de jovens de Pompeia, na Itália, ao enviar uma mensagem (íntegra abaixo) à iniciativa “KeepLent”, que vai anunciar o Evangelho nas redes sociais durante o período quaresmal.
As mensagens serão difundidas por meio do app Telegram. Todas as manhãs, os inscritos vão receber um texto com um trecho do Evangelho do dia e uma mensagem de voz – em italiano –, com cerca de 1 minuto e meio.
A primeira meditação será a do Papa Francisco. Na sequência, caberá a sacerdotes, catequistas e educadores da Ação católica italiana, professores de ensino religioso, responsáveis por movimentos e associações e integrantes da Pastoral Jovem.
Todos os domingos, o comentário do Evangelho será feito por Dom Tommaso Caputo, arcebispo de Pompeia, com as ilustrações de Padre Giovanni Berti. As mensagens também poderão ser acessadas nas redes sociais da Pastoral Jovem de Pompeia.
Íntegra da mensagem do Papa
Caros jovens,
Jesus disse aos seus discípulos, “estejam atentos em não praticar a vossa justiça diante dos homens para serem admirados por eles”… “Quando dás esmola, não anuncie”… “O Pai que está nos céus e que vê os segredos te recompensará”.
“A palavra de Deus nos dá a justa orientação para viver bem a Quaresma. Quando fazemos algo bom, às vezes somos tentados a receber apreciação e de ter uma recompensa: a glória humana.
Mas se trata de uma falsa recompensa porque nos projeta em direção àquilo que os outros pensam de nós. Jesus nos pede para fazer o bem porque é bem. Nos pede para sentirmo-nos sempre sob o olhar do Pai que está nos céus e de viver em relação com Ele, não em relação com o julgamento dos outros.
Viver na presença do Pai é uma alegria muito mais profunda de uma glória mundana. O nosso comportamento nesta Quaresma seja, portanto, aquele de viver no segredo onde o Pai nos vê, nos ama e nos aguarda.
Certamente, também as coisas exteriores são importantes, mas devemos sempre escolher e viver na presença de Deus.
Façamo-lo na oração, na mortificação e na caridade fraterna aquilo que podemos, humildemente, diante de Deus. Assim seremos dignos da recompensa de Deus Pai.
Boa Quaresma, que Nossa Senhora de Pompeia lhes guarde e, por favor, rezem por mim.”
Por Canção Nova, com Rádio Vaticano