LEV lança “As homilias de Pentling”, de Joseph Ratzinger
18/12/2015Manual apresenta subsídios para combater a pobreza extrema
18/12/2015A loteria beneficente para as obras de caridade do Santo Padre vai correr novamente no Natal 2015. De fato, a iniciativa do Governatorato da Cidade do Vaticano será encerrada em 2 de fevereiro de 2016 com a extração do número vencedor, na presença de uma Comissão para garantir a transparência do processo. É a terceira loteria – após a do Natal de 2014 e da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo – cujo valor arrecadado foi doado integralmente à Esmolaria Apostólica.
“Em um Natal de crise, não somente econômica, mas sobretudo do coração e do espírito – observa Monsenhor Ravelli, da Esmolaria Apostólica – esta iniciativa torna-se uma ocasião propícia para a troca de um dom simbólico, mas também real, de solidariedade”.
Como nas edições anteriores – também desta vez o Papa colocou à disposição alguns prêmios, num total de 12, de um certo valor, entre os quais, uma Fca Lancia Nova Ypsilon e um Rolex. Também existem mais de 30 “prêmios consolação”. Cada número custa 10 euros.
“Adquirir ou doar um bilhete – afirma Mons. Ravelli – é um pequeno gesto, mas concreto, para fazer circular e compartilhar o amor recebido. À possibilidade de vencer um prêmio, que é um presente do Papa, recebido e doado, se une a certeza de um prêmio mais precioso e seguramente ganho: a alegria de ter compartilhado um pouco de amor!”.
No ano passado, o Papa Francisco agradeceu a participação e a generosidade de tantas pessoas. Para este ano – informa o Governatorato – “manifestou o desejo de que o valor arrecadado com a generosidade dos participantes seja usado em favor dos refugiados e sem-teto. Todos conhecem a atenção que o Papa dedica a estas pessoas em dificuldade; o contexto do Ano Jubilar e da Festa do Santo Natal – que sempre aproxima as famílias para viverem em comunhão os dias de festa – possa ser ocasião propícia para a troca de um dom simbólico que traz consigo um gesto concreto de solidariedade e partilha”.
“Trata-se – acrescenta Dom Ravelli – de um simples, simbólico mas concreto gesto de caridade: existe mais caridade em uma gota de bondade do que em um mar de conversas e boas intenções!”.
Os números estão à venda no Vaticano na Farmácia, Correios, Magazzino “Stazione”, Ufficio filatélico e numismático e no Bookshop dos Museus Vaticanos. Maiores informações podem ser obtidas, escrevendo-se para o email [email protected].
Por Rádio Vaticano