Política: “Se ninguém se interessa, os canalhas tomam conta”
14/04/2016Papa: a docilidade ao Espírito leva avante a Igreja, não a lei
14/04/2016Nesta quinta-feira, 14, penúltimo dia da 54º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na cidade de Aparecida (SP), as atividades dos bispos começou com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa.
Durante a celebração, realizada no Santuário Nacional de Aparecida, o arcebispo destacou que, em 2016, completa 25 anos de ordenação episcopal, e a comemoração é ainda mais especial, pois sua arquidiocese acolhe, este ano, o 17º Congresso Eucarístico Nacional.
Dom Alberto iniciou sua homilia recordando o anúncio dos anjos aos pastores sobre o nascimento de Jesus.
“Quando os anjos se afastaram para o céu, os pastores disseram aos outros: vamos a Belém, para ver o que aconteceu segundo o Senhor nos comunicou. Abrimos as portas de Belém e Amazônia e fazemos soar palavras de outros pastores. O Congresso Eucarístico será uma estação da Igreja de Belém, para a qual convidamos todo o Brasil, aqui representado por seus pastores”, destacou o arcebispo.
Cristo é o pão da vida
Dom Alberto destacou que, pela Eucaristia, entramos na redenção. “Ela é condição para experimentarmos a Ressurreição, pois quem comunga tem a vocação de tornar e ser Eucaristia para o mundo”.
O arcebispo também fez referência à leitura dos Atos dos Apóstolos, que descreve o processo de iniciação cristã por meio do batismo, destacando que a comunhão nos aproxima de Jesus Cristo.
“Até hoje cada pessoa batizada, com suas etapas de busca, de perguntas, de escutas e descobertas, experiências de vida e festa é alguém que procede cheio de alegria no seu caminho de fé e comunhão com Cristo. Da mesma forma que a água do batismo nos faz mergulhar na vida nova de Cristo, assim é o Pão Eucarístico”, frisou.
Partilha da Eucaristia na Amazônia
Dom Alberto convidou todos os bispos e as pessoas para conhecerem a beleza da natureza amazônica e de sua população durante o 17º Congresso Eucarístico Nacional, que tem como tema “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária”.
“A Amazônia, que o Brasil é convidado a conhecer no 17º Congresso Eucarístico Nacional, é justamente essa terra que tem pelo caminho da história a vocação da partilha. Se nós, na Amazônia, recebemos muito da Igreja e de tantas partes do mundo, Deus nos deu a graça de sermos um povo vigoroso na fé, com tantos dons a serem compartilhados na Igreja e na sociedade”, refletiu.
Para encerrar sua homilia, Dom Alberto reforçou seu convite ao Brasil, para proclamar que a “Eucaristia nos reúne nessa mesa, eleva Deus nos sacrifícios de louvor e é missão de toda a Igreja viver no mundo a partilha do amor”.
***
Hoje também os bispos vão divulgar o Documento sobre o Laicato e uma declaração sobre o momento nacional, aprovados pelo episcopado brasileiro no decorrer dos dez dias da Assembleia Geral. Na última coletiva da Assembleia, estará presente a presidência da entidade.
O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, Dom Murilo Krieger; o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, também apresentarão os resultados desta Assembleia Geral, que está sendo realizada em Aparecida (SP) desde quarta-feira passada, 6.
Por Canção Nova, com CNBB