Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 50 mil peregrinos
23/02/2016Bispos discutem os desafios pastorais da América
23/02/2016As atividades no Vaticano são intensas. E envolve todos que vivem na Cidade-Estado, sem exceção. O programa que se inicia hoje e vai até dia 4 de março segue abaixo:
-Hoje, 23 de fevereiro, às 12:30 horas, na sede do Conselho Pontifício para a Cultura tem lugar um encontro bilateral com uma conferência de imprensa com a participação de Mehriban Aliyeva, primeira dama do Azerbaijão e presidente da Fundação “Heydar Alieyev”. Trata-se de uma entidade que mediante um Protocolo de entendimento firmado com aquele Dicastério cobriu os custos da restauração das Catacumbas dos Santos Marcelino e Pedro, localizadas na Via Casilina, de Roma, que serão inauguradas neste mesmo dia às 15:00 horas.
-O Papa Francisco na quarta-feira, 24 de fevereiro, na Praça São Pedro, com a presença de milhares de peregrinos e fiéis, concederá a tradicional Audiência Geral. São pessoas procedentes de diversos lugares do mundo que se dirigem até a Praça para ouvir a Catequese do Pontífice e receber sua bênção apostólica.
Ainda na quarta-feira, dentro dos designados Quartas-feiras Culturais da Pontifícia Paróquia de Santa Ana, na Cidade do Vaticano, às 18 horas, na Sala do Bom Conselho, quando se celebra um encontro sobre “Don Santino Spartà entre fé, cultura e espetáculo”.
-Na quinta-feira, 25 de fevereiro terá início na Sala Nova do Sínodo, o Congresso internacional intitulado “A Caridade jamais terá fim (1 Co 13, 8). Perspectivas a dez anos da Encíclica Deus Caritas Est”, do Papa Emérito Bento XVI, promulgada em 25 de janeiro de 2006.
O evento termina no dia seguinte com a audiência que Francisco concederá aos seus participantes. O Congresso foi organizado pelo Conselho Pontifício “Cor Unum”.
Ainda na quinta-feira, dentro do Jubileu da Misericórdia, às 18:30horas, na Basílica de Santa Maria em Montesanto, na Praça do Povo, será celebrado um Encontro sobre o tema “Misericórdia e beleza no anúncio da Fé”, com o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho para a Cultura.
Este Encontro está dedicado a agentes da comunicação que foi organizado pelo Escritório de Comunicações Sociais da diocese de Roma.
-Em 26, uma sexta-feira, às 9 na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico del Vaticano, acontecerá a Segunda das Pregações quaresmais de Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, com a participação do Papa Francisco e dos membros da Cúria Romana sobre o tema: “O Concílio Vaticano II, 50 anos depois. Uma consideração desde o ponto de vista espiritual”.
No mesmo dia, ao meio dia, o Papa receberá em audiência os participantes do Congresso Internacional sobre o tema “A Caridade jamais terá fim. (1 Co 13,8). Perspectivas a dez anos da Encíclica Deus Caritas Est”, de Bento XVI.
Ainda dentro do âmbito do Jubileu da Misericórdia, realizado na sede do Augustinianum, será celebrado o Congresso intitulado “Fazer juntos”, organizado pela Confederação Geral da Industria Italiana, a “Confindustria”, sobre a relação entre ética e trabalho.
Dom Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria, para a Comunicação e o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura encontram-se entre os relatores da Confindustria.
– O Papa Francisco receberá em Audiência, no sábado, dia 27 de fevereiro, cerca de sete mil empresários por ocasião do Jubileu da indústria.
Ainda no sábado, às 16:00horas, na Basílica de São Pedro, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, conferirá a Ordenação Episcopal a Dom Paul Tighe, Secretário adjunto do Conselho Pontifício para a Cultura.
-28 de fevereiro: Terceiro Domingo da Quaresma, o Papa Francisco rezará ao meio dia a oração mariana do Angelus com os fiéis e peregrinos que presentes na Praça São Pedro.
-Da segunda feira, 29 de fevereiro, até o dia 4 de março, em Roma, no Palácio da Chancelaria terá lugar o 27º Curso, organizado pela Penitenciaria Apostólica sobre o tema: “Coloquemos no centro, com convicção, o Sacramento da reconciliação”.
-E na sexta-feira, 4 de março, o Papa Francisco receberá em audiência estes participantes.
Por Gaudium Press