Papas na África: visitas mostram atenção da Igreja com o continente
25/11/2015Francisco prestes a chegar na África
25/11/2015O papa Francisco esteve na manhã de ontem na sede do Instituto para as Obras de Religião (IOR), onde passou uns 20 minutos com o Conselho de Superintendência.
Assim informou a Oficina de Imprensa da Santa Sé, especificando que foi nomeado como novo diretor geral do Instituto, o Dr. Gian Franco Mammì, que será ajudado pelo Dr. Giulio Mattietti enquanto um novo vice é escolhido.
O Santo Padre continua a reforma do IOR, que Bento XVI começou, com o objetivo de transparência. Pela primeira vez, no dia 15 de Julho do ano, este ente vaticano publicou o seu balancete na Internet, revisado pela auditora Deloitte & Touche SpA.
No dia 18 de julho de 2012, pela primeira vez o IOR ganhou o “Largely Compliant”, amplamente conforme, de acordo com a normativa europeia em relação às normas internacionais contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Este é o julgamento que a Moneyval deu à Santa Sé, incluído o Instituto para as Obras de Religião, coloquialmente chamado de banco do Vaticano.
Há alguns meses, o advogado suíço René Bruelhart, presidente da Autoridade de Informação Financeira da Santa Sé, disse em uma entrevista: “Verificamos e não foram necessárias correções. No Vaticano, agora, podem ser feitas novas inspeções”.
Por Zenit