Material para o Encontro Arquidiocesano de Formação
31/07/2015Espaço Valdocco 46 – Colégio Eclesiástico de São Francisco de Assis
31/07/2015É com grande alegria que a Arquidiocese de Campinas celebra no próximo sábado, dia 1º de agosto, às 09h00, na Catedral Metropolitana, a Ordenação Presbiteral dosDiáconos Luan Flávio de Oliveira, Marcel Fabiano Prado,Marcel Gustavo Alvarenga e Maurício Inácio da Silva. A Celebração Eucarística será presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas.
A Ordem é o sacramento pelo qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até o fim dos tempos. Para desempenhar sua missão, “os Apóstolos foram enriquecidos por Cristo com especial efusão do Espírito Santo, que desceu sobre eles. E eles mesmos transmitiram a seus colaboradores, mediante a imposição das mãos, este dom espiritual que chegou até nós pela sagração episcopal” (Lumen gentium, 21).
Por isso, o Sacramento da Ordem transcende uma simples eleição, designação, delegação ou instituição pela comunidade, pois confere um dom do Espírito Santo que permite exercer um “poder sagrado” que só pode vir do próprio Cristo, por meio de sua Igreja. A ordenação também é chamada “consecratio” por ser uma investidura, pelo próprio Cristo, para sua Igreja.
O rito essencial do sacramento da Ordem consta da imposição das mãos pelo Bispo sobre a cabeça do ordenando e da oração consecratória específica, que pede a Deus a efusão do Espírito Santo e de seus dons apropriados ao ministério para o qual o candidato é ordenado.
Diácono Luan Flávio de Oliveira
Primeiro Filho de Braulino Custódio de Oliveira e Maria Ilza Flávio de Oliveira, Luan Flávio de Oliveira nasceu no dia 17 de agosto de 1987, na cidade de Campos Gerais, no sul de Minas Gerais. Recebeu o Batismo no dia 18 de outubro no mesmo ano, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Em 1990, sua família mudou-se para Campinas, estabelecendo residência no Jardim Aurélia. Em 1994 ingressou na Escola Benjamin Constant e em 1995 nascia sua única irmã, Izabela Flávio de Oliveira.
Seus estudos: Escola Fábio Faria de Syllos (1995-1998); Barão Ataliba Nogueira (1999-2004) e concluiu o ensino médio no Colégio Otoniel Motta, em 2005, na cidade de Ribeirão Preto.
Recebeu a primeira Eucaristia no dia 21 de novembro de 1999, na Paróquia Santa Edwiges, e foi Crismado no dia 09 de novembro de 2003, na mesma Paróquia. Após acompanhamento vocacional (2002-2004), em 2005 ingressou no Seminário Estigmatino em Ribeirão Preto, como aspirante à vida religiosa. Entrou para a graduação em Filosofia em 2006, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No ano de 2007 deixou o seminário e continuou os estudos. Depois de um período de discernimento e acompanhamento, passou a integrar o Instituto Vocacional Propedêutico São José, da Arquidiocese de Campinas, em março de 2009. Em 2010 iniciou a graduação em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a residir no Seminário Imaculada de Teologia.
No período de formação realizou estágio nas Paróquias: Sant’Ana de Campinas (2006); Nossa Senhora da Conceição Aparecida (antiga Senhora da Paz, em 2007); Sant’Ana de Vinhedo (2009); Santa Teresinha (2010-2012) e Frei Galvão (2013), no Distrito de Barão Geraldo.
Foi admitido às Ordens Sacras no dia 24 de fevereiro de 2013 e, na mesma Celebração Eucarística, foi instituído leitor e acólito. No final de 2013, foi aprovado para o Ano Pastoral e designado para a Paróquia Nossa Senhora Auxílio da Humanidade. No dia 04 de novembro de 2014, foi aprovado para ingressar na Ordem dos Diáconos, por meio do primeiro grau do Sacramento da Ordem.
Foi ordenado Diácono no dia 27 de dezembro de 2014, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora Auxílio da Humanidade, em Campinas.
Marcel Fabiano Prado
Marcel Fabiano Prado nasceu na cidade de Campinas, em 06 de agosto de 1980, filho mais velho de três irmãos do casal Vera Lucia da Silva Prado e Pedro Prado. No ano de 1980 foi batizado na Paróquia Senhor do Bonfim na cidade de Paulo de Faria – SP; recebeu a primeira Eucaristia no ano de 1992 e o sacramento da Crisma em 1995, na Paróquia Santo Cura D’Ars.
Estudou o ensino fundamental e médio na Escola Estadual Professor Luiz Galhardo, no bairro Swift, em Campinas. O chamado vocacional começou na juventude, na Paróquia Santa Luzia, com a participação no grupo de jovens e na participação na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na Paróquia Santa Luzia do Jardim dos Oliveiras. Em 2004 começou a participar frequentemente dos encontros vocacionais e, no dia 03 de abril de 2005, ingressou no Seminário Propedêutico São José, na Arquidiocese de Campinas.
No ano de 2006, iniciou o curso de Filosofia na PUC-Campinas e ingressou no Seminário da Imaculada de Filosofia da Arquidiocese de Campinas, graduando-se em janeiro de 2009. Neste mesmo ano ingressou no curso de Teologia da PUC-Campinas e foi admitido no Seminário da Imaculada de Teologia da Arquidiocese de Campinas.
Fez estágio pastoral nas Paróquias: São Paulo Apóstolo, Sumaré; Paróquia Jesus Cristo Libertador, Campinas; Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Campinas; Paróquia Santa Luzia, Jardim dos Oliveiras, Campinas; Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paulínia.
Foi admitido às ordens sacras e instituído leitor e acólito no dia 24 de fevereiro de 2013. No início de 2014, a pedido de Dom Airton José dos Santos, iniciou uma nova etapa na formação, chamado de Ano Pastoral, um tempo de discernimento e preparação para receber o Sacramento da Ordem, sendo acolhido na Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas.
Foi ordenado Diácono no dia 27 de dezembro de 2014, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas.
Marcel Gustavo Alvarenga
Filho de Iris da Silva Alvarenga e Eliana Aparecida Bonito Alvarenga, nasceu em Valinhos aos 20 de outubro de 1986. Foi batizado na Paróquia São Sebastião de Valinhos no dia 22 de fevereiro de 1987. Nesta mesma Paróquia recebeu a primeira Eucaristia no dia 30 de novembro de 1997 e a Confirmação no dia 11 de novembro de 2001.
Após um período de acompanhamento vocacional, ingressou no Instituto Vocacional Propedêutico São José da Arquidiocese de Campinas, no dia 03 de abril de 2005. Iniciou o curso de Bacharelado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2006, obtendo a graduação em 2008. Em 2009 iniciou o estudo de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, em 2010, a convite de Dom Bruno Gamberini, deu continuidade ao curso no seminário de Saint Vincent, em Latrobe – PA, Estados Unidos. Em maio de 2014 terminou o curso de Teologia nos Estados Unidos, recebendo o diploma de Master of Divinity Magna cum Laude.
Foi instituído no ministério de Leitor no primeiro semestre de 2011 e no ministério de Acólito no segundo semestre do mesmo ano. Em 2012 foi admitido às Ordens Sacras.
Na Arquidiocese de Campinas exerceu atividades pastorais nas seguintes paróquias: São Sebastião, Valinhos; Sant’Ana, Campinas; Nossa Senhora do Patrocínio, Monte Mor; e Nossa Senhora Auxílio da Humanidade, Campinas.
Nos Estados Unidos exerceu atividades pastorais nas Paróquias Saint Cecilia Catholic Church – Whitney, PA; Saint Vincent Basilica Parish – Latrobe, PA; e Saint John the Evangelist – Latrobe, PA. Também atuou pastoralmente no hospital Excela Health – Latrobe, PA e na casa de repouso Emeritus – Latrobe, PA.
Ao chegar novamente no Brasil foi designado a exercer o Ano Pastoral na Paróquia São Geraldo Magela, em Campinas, onde permanece residindo.
Foi ordenado Diácono no dia 27 de dezembro de 2014, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia São Geraldo Magela, em Campinas.
Maurício Inácio da Silva
Maurício Inácio da Silva, o caçula de três filhos de José Inácio da Silva e Gonçala da Silva, nasceu no dia 11 de março de 1987, no Antigo Hospital Santo Antônio, em Campinas.
Foi batizado no dia 31 de maio de 1987, na festa da Visitação de Nossa Senhora, na matriz da Paróquia de Santo Cura D’Ars, em Campinas. Fez a primeira Comunhão no dia 20 de junho de 1999, na Comunidade Nossa Senhora da Candelária, da Paróquia Sant’Ana, em Sumaré, em cuja matriz, foi crismado no dia 16 de novembro de 2003.
Ingressou no Seminário da Imaculada da Arquidiocese de Campinas, no dia 05 de fevereiro de 2006. Em 2009, graduou-se Bacharel em Filosofia pela PUC-Campinas e, pela mesma Universidade, graduou-se Bacharel em Teologia, em 2013.
Foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras, no dia 24 de Fevereiro de 2013, na Catedral Metropolitana de Campinas, ocasião em que também foi Instituído Leitor e Acólito da Igreja.
Ao longo de todo o processo formativo, passou pelas Paróquias: Santo Cura D’Ars, em Campinas; Santo Antônio, Monte-Mor; Sant’Ana, Campinas; Santo Antônio, Indaiatuba; Sagrado Coração de Jesus, Paulínia; São José de Anchieta, Valinhos; e Basílica de Nossa Senhora do Carmo, de Campinas, onde reside atualmente.
Foi ordenado Diácono no dia 27 de dezembro de 2014, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e nomeado para exercer o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Campinas.
Setor Imprensa