Opção de vida
02/09/2016Conferência internacional contra o tráfico de seres humanos na África
02/09/2016A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou ontem, quinta-feira, 1º, o programa da visita que o Papa Francisco vai fazer a Assis, no próximo dia 20 de setembro, por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Paz. O tema da data será: “Sede de paz: religiões e culturas em diálogo”.
O Santo Padre vai deixar o Vaticano, de helicóptero, às 10h30, hora local (5h30 de Brasília). Após cerca de meia-hora chegará ao campo esportivo “Migaghelli”, em Santa Maria dos Anjos, onde será acolhido por Dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis, e autoridades civis e religiosas locais.
Em seguida, ele vai para se dirigir ao Sacro Convento de Assis, onde encontrará o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeo I; um Representante Muçulmano; o arcebispo de Cantuária, Justin Welby; Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia, Efrém II; um Representante do Judaísmo; o Líder Supremo dos “Tendai”, Japão.
Todos juntos se dirigirão ao Claustro de Sisto IV, onde estarão reunidos os Representantes das Igrejas e Religiões Mundiais, e os Bispos da região italiana da Úmbria.
Depois da saudação a cada um dos representantes religiosos, o Santo Padre irá ao refeitório do Sacro Convento de Assis para o almoço, do qual participarão algumas vítimas das guerras.
Durante o almoço, o presidente da comunidade romana de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, vai recordar os 25 anos de governo de Bartolomeu I no Patriarcado de Constantinopla.
Na parte da tarde, o Papa manterá encontros pessoais com Bartolomeo I, o Representante Muçulmano, o arcebispo de Cantuária, o Patriarca Efrém II e o Representante do Judaísmo.
Às 16h (11h de Brasília), haverá momentos de oração pela Paz, na Basílica Inferior de São Francisco: Oração Ecumênica dos Cristãos.
Depois da oração, todos os participantes saem da Basílica Inferior, se encontram com os Representantes das outras Confissões Religiosas, que rezaram pela Paz em outros lugares, e se acomodam na Praça São Francisco, para a cerimônia conclusiva. Serão pronunciadas Mensagens de uma vítima da guerra e das principais autoridades Religiosas.
Depois da saudação de André Riccardi, Fundador da Comunidade romana de Santo Egídio, o Papa Francisco pronunciará seu discurso.
Por fim, será lido um Apelo de Paz, que será entregue a crianças de várias nações; haverá um momento de silêncio pelas vítimas das guerras, a assinatura do Apelo de Paz, a ascensão de dois candelabros e o intercâmbio da Paz.
O Santo Padre se despede dos presentes e regressa, de helicóptero, ao Vaticano, onde chegará por volta de 19h35 (14h35 de Brasília).
Por Canção Nova, com news.va