Juventude Missionária do Brasil lança Projeto Corrente Solidária
08/06/2016Rótulos terão de mostrar ingredientes alergênicos a partir de julho
09/06/2016O programa oficial da visita do Papa à Polônia por ocasião da JMJ 2016 (de 26 a 31 de julho), será apresentado em coletiva de imprensa hoje, em Varsóvia e Cracóvia.
Conforme antecipado em março, o programa não sofrerá particulares alterações, com as confirmações das visitas do Papa à Cracóvia, Cz?stochowa e Auschwitz–Birkenau [foto].
Para a apresentação em Varsóvia é aguardada a presença do novo Núncio Apostólico no país, Dom Celestino Migliore, e de Beata Kempa, responsável pela equipe Governo-Igreja Católica empenhada na organização da JMJ, além do Secretário da Conferência Episcopal polonesa, Dom Artur Mizinski.
Segundo o cronograma preliminar, em 27 de julho o Papa Francisco chegará a Cracóvia, encontrando inicialmente o Presidente da República da Polônia, Andrzej Duda, membros do Governo e representantes do Parlamento, e após, os bispos poloneses, na Catedral e templo nacional de Wawel, onde irá venerar as relíquias de São Estanislau, bispo e mártir.
O programa prevê a visita ao Santuário mariano de Cz?stochowa – na quinta-feira, 28 julho, com a celebração de uma Missa pelo 1050° aniversário do Batismo da Polônia. Na sequência, a saudação aos participantes da JMJ, no parque de Blonia, um dos maiores parques da Europa.
Nas proximidades do local será montada a chamada “Área da Reconciliação”, com centenas de confessionários e a tenda para a adoração ao Santíssimo.
Na sexta-feira, 29 de julho, o Papa Francisco visitará o Campo de Concentração de Auschwitz–Birkenau, onde rezará junto ao “muro da morte”, no Bloco n. 11, e na cela de São Maximiliano Kolbe.
Na parte da noite, o Santo Padre presidirá a Via Sacra, que deverá colocar em evidência Cristo Misericordioso, que se manifesta hoje na vida da Igreja por meio de tantas obras de caridade.
Na manhã de 30 de julho o Papa Francisco chegará ao Santuário da Divina Misericórdia, Rezará na Capela da Irmã Faustina, depois atravessará a Porta Santa da Basílica de ?agiewniki e celebrará a Eucaristia com sacerdotes e consagrados de toda a Polônia. E então, junto com jovens, irá ao Santuário de São João Paulo II.
Os dois Santuários são Igreja Jubilares, onde os participantes poderão atravessar a Porta da Misericórdia no âmbito da peregrinação da Misericórdia.
A JMJ terminará em Brzegi, numa esplanada de mais de 200 hectares denominada “Campus Misericordiae”, onde terá lugar a Vigília e a Eucaristia conclusiva.
Durante a Vigília, jovens de diversos países falarão dos problemas de sua geração: desemprego, dependências, perseguições. “Apresentaremos tudo isto a Deus, junto com o Papa”, comentam do escritório dos responsáveis litúrgicos pela a JMJ.
Na Missa de encerramento são esperados 2,5 milhões de fieis.
Por Rádio Vaticano