ASCENSÃO do Senhor Jesus Cristo
16/05/20156º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora – Terça-feira – 7ª Semana da Páscoa
19/05/2015
5º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora: “Maria, acolhe-nos em sua casa e apresenta-nos sua Família”
Oração: Ó Maria, Mãe da Igreja, que em tantas ocasiões demonstrastes a vossa proteção ao sucessor de Pedro, nós vos pedimos pelo nosso Papa; defendei-o de todos os perigos e assisti-o sempre, a fim de que ele nos possa conduzir pelos caminhos que vosso Filho Jesus nos deixou. Assim seja.
- 1ª Leitura – (At 19,1-8)
- Salmo – Salmo 67
- Evangelho – (Jo 16,29-33)
Nesta última semana do Tempo Pascal, realizamos reflexões que nos preparam para a Solenidade de Pentecostes, no dia 24/05, domingo. Após a Ascensão do Senhor, no último fim de semana, recordamos as palavras de Jesus sobre suas promessas, com relação ao Espírito Santo e sua presença no seio da Igreja, enquanto Cristo governa a criação, do alto, junto ao Pai.
Na 1ª Leitura, São Paulo deixa evidenciada a importância da presença do Espírito Santo, para nossa fé. O Batismo, momento em que o cristão assume sua fé, é uma grande festa para Deus e ocorre através do Santo Espírito, como ocorreu com Jesus, na Celebração de seu próprio batizado.
Nesta segunda-feira, 18/05, celebramos a liturgia da 7ª Semana da Páscoa e o 5º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, às 19:30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Às 19:00, ocorre o terço e a Coroa Áurea, por ocasião da Novena.
Por Thiago – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
—————————————————————————————————————————————————————–
- 1ª Leitura – (At 19,1-8)
- Salmo – Salmo 67
- Evangelho – (Jo 16,29-33)
1ª Leitura
1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.
Salmo
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!
— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
Evangelho
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras.30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”