Festa de São Matias – 1º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora
14/05/2015ASCENSÃO do Senhor Jesus Cristo
16/05/2015
2º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora – “Maria, a mulher que se tornou a Mãe de Deus”
Oração: Maria Santíssima, Mãe de bondade e misericórdia, que muitas vezes, com a vossa visível proteção, livrastes o povo cristão de tantos perigos, livrai, vos pedimos, o nosso coração de tudo aquilo que o pode afastar de Deus. Assim seja.
- 1ª Leitura – (At 18,9-18)
- Salmo – Salmo 46
- Evangelho – (Jo 16,20-23a)
—————————————————————————————————————————————————————–
Estamos em preparação para três momentos muito importantes de nossa fé. Tendo entrado na 6ª Semana da Páscoa, desde o dia 11/05, nos preparamos para o encerramento do Tempo Pascal, com as solenidades da Ascensão e do Pentecostes. Na primeira, celebramos a ida de Jesus Cristo aos céus, após a grande Páscoa, na segunda, celebramos a consequência imediata de sua Ascensão: o envio do Espírito Santo como guia da Igreja e de toda a humanidade, até os dias atuais. A liturgia desta data é ferial, da 6ª Semana da Páscoa, com 1ª Leitura, Salmo e Evangelho. A cor litúrgica é o branco, e o prefácio eucarístico é da Páscoa. Por ocasião da novena, a missa adquire um caráter festivo e o Hino de Louvor é entoado, também se utiliza o turíbulo.
Em nossa Paróquia, hoje é dia de celebrar o 2º Dia da Novena da Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, em preparação à Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 23/05, às 17:00, com o início da quermesse Mariana e da Festa Junina. Celebrando o Tempo Pascal de Jesus, com o auxílio de Nossa Senhora, podemos nos aprofundar em seu mistério Pascal, tanto na esfera cognitiva, em que meditamos a palavra de Jesus, como na esfera espiritual, através da oração.
O Evangelho de hoje mostra a garantia que Jesus nos oferece, de que, mesmo sofrendo e passando por tribulações, nós iremos nos alegrar no final, por sua presença. No contexto em que foi dito, isto é, durante a Última Ceia, Jesus os preparava para sua Paixão e Morte, ao mesmo tempo em que indicava sua Ressurreição, a alegria triunfal sobre a morte.
É importante compreender o motivo da presença deste excerto evangélico, nesta semana, em preparação para a Ascensão e para Pentecostes. A partida de Cristo aos céus foi uma tristeza para os homens que ficaram incumbidos de preservar a palavra de Deus. Por outro lado, receber o Espírito Santo foi uma grande alegria para aqueles homens.
Por isso, este texto está presente neste momento litúrgico, poucos dias antes da Ascensão e de Pentecostes.
Pentecostes, aliás, foi um momento vivido ,especialmente por Nossa Senhora, que era acolhida como mãe dos apóstolos, como Jesus havia dito, durante sua Paixão, deixando João em seu lugar, como filho, e Maria como mãe do Discípulo amado. O Espírito Santo vem e confirma o posto de Maria, como Mãe dos homens, razão pela qual ela estava ali, no momento em que foram contagiados pelo Espírito.
Por Thiago – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
—————————————————————————————————————————————————————–
Celebramos o 2º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, às 19:30, desta sexta-feira, 15/05, com a liturgia da 6ª Semana da Páscoa, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Às 19:00, ocorrem o terço e a Coroa Áurea de Auxiliadora. Às 7:00, também é celebrada a Sexta-feira da 6ª Semana Pascal, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Programação da Novena:
—————————————————————————————————————————————————————-
- 1ª Leitura – (At 18,9-18)
- Salmo – Salmo 46
- Evangelho – (Jo 16,20-23a)
1ª Leitura
Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
Salmo
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.
— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
Evangelho
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.