Deus, que é amor, e criou o homem para o amor, chamou-o para amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si. Assim, “eles não são mais dois, mas uma só carne” (Mt 19,6). Ao abençoa-los Deus lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28).
Jesus levou tal união a nível de sacramento. Todo Sacramento é um encontro com Deus, que com uma graça especial confere nossa inclusão no seu plano de salvação e santificação. Na celebração litúrgica do matrimônio, Deus concede ao casal através da Igreja, a bênção sacramental e torna o Matrimônio um caminho de santificação e plena realização.
A fim de se assegurar uma celebração tranquila, é necessário providenciar alguns elementos de ordem prática que veremos a seguir:
– Agendamento;
– Processo canônico;
– Padrinhos;
– Encontro de noivos;
– Conversa com o pároco;
– Datas e horários.
Um ano antes da data do casamento, aproximadamente, os noivos devem procurar a igreja onde pretendem se casar para escolher a data e horário possíveis. Em nossa paróquia, os casamentos são realizados as sextas feiras, às 20h30, e aos sábados, às 19h, 20h e 21h. Em caso de cancelamento, a comunicação deverá ser feita pessoalmente com a presença de ambos. Nunca por telefone ou e-mail.
É o dossiê formado pelos documentos exigidos pela celebração de matrimônio. Na Igreja em que mora o noivo ou a noiva, será introduzido o processo, ao menos três meses antes da data escolhida. Para tal se requerem:
– RG e CPF de ambos (cópia);
– Certidão de Batismo original atualizada, para fins matrimoniais. Deve ser obtida na Paróquia onde foram batizados. A validade do mesmo é de seis meses;
– Comprovante de endereço de residência atual;
– Certificado do Encontro de noivos;
– Na mesma secretaria preencherão a ficha com os dados pessoais dos noivos, dos padrinhos.
a) Em casos especiais, por motivo de idade inferior, ou de diversidade de religião pode haver necessidade de outros documentos;
b) Caso o processo matrimonial seja feito em outra Paróquia, o mesmo deverá ser entregue pronto à nossa Paróquia, com ao menos um mês de antecedência da data da celebração.
Muito importante o papel dos padrinhos. Dada a índole sagrada do Matrimônio, sejam católicos; se casados, tenham o sacramento.
Normalmente são permitidos cinco casais por cada noivo. Em casos especiais entrar em contato com o padre. Os padrinhos assumem um vínculo espiritual com seus afilhados, afim de poder ser sempre apoio e incentivo à fidelidade e ao amor de um para com o outro. Pede-se que usem trajes convenientes para uma função litúrgica e estejam na igreja 30 minutos antes do casamento.
Diante da importância espiritual do Matrimônio, todos os noivos participarão do encontro de preparação. Muito mais do que um simples “cursinho”, trata-se de um momento de forte reflexão, oração e esclarecimentos para o futuro da vida conjugal. Tem contribuído muito para tornar mais expressiva e significativa a celebração e a própria vida dos casais. O encontro começa às 12h, do domingo e se encerra às 19h30, com o final da Missa.
Às 17h30 desse dia, deverão estar presentes os pais dos noivos para uma reunião com a Pastoral Familiar dada a clara presença deles na vida dos filhos que vão casar. Não se quer obrigar, mas o convite é insistente.
Os noivos serão informados, com certa antecedência do horário e data do seu encontro com o sacerdote para esclarecimentos sobre as disposições para a celebração. É fundamental esse colóquio, mesmo para aqueles que fizeram o processo em outra Igreja.
O tempo previsto para a celebração é de 40 minutos, afim de se realizar uma função tranquila e piedosa. Dê-se muita atenção à pontualidade.
O eventual atraso no início não poderá prejudicar o casamento ou função seguinte, implicando em redução do tempo do próprio casamento.
A Paróquia Dom Bosco possui um amplo estacionamento cedido gratuitamente aos convidados;
Todos os que desempenham funções (pais, padrinhos e madrinhas, daminhas etc) devem estar na Paróquia, impreterivelmente, meia hora antes da celebração;
Sobre a possibilidade do casamento religioso com efeito civil deve-se conversar com antecedência na secretaria;
A equipe de música é de livre escolha dos noivos, pede-se que as músicas sejam preferencialmente de contexto religioso-litúrgico;
A ornamentação é de escolha dos noivos; tendo na mesma data mais de uma celebração, pede-se aos noivos que entrem em acordo para a realização da mesma dado que não há possibilidade de ornamentação exclusiva para cada celebração;
Foto-filmagem é de escolha dos noivos; recomenda-se que os profissionais venham trajados com vestes condizentes com a celebração e que atuem com muita discrição.
– Todas as empresas contratadas pelos noivos deverão se apresentar a secretaria da Paróquia para obterem:
– Licença para atuarem na cerimônia;
– Contrato contendo as normas de trabalho;
– Acerto da taxa que lhe dará autorização para o serviço.
Sem essa autorização não poderão atuar em nossa Paróquia.
PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO
Localização: Rua Cerro Corá, 2.101 – Alto da Lapa
Contato: (11) 3022-3334