Orientações para a Celebração do Matrimônio

O que é o Matrimônio

            Deus, que é amor, e criou o homem para o amor, chamou-o para amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si. Assim, “eles não são mais dois, mas uma só carne” (Mt 19,6). Ao abençoa-los Deus lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28).

            Jesus levou tal união a nível de sacramento. Todo Sacramento é um encontro com Deus, que com uma graça especial confere nossa inclusão no seu plano de salvação e santificação. Na celebração litúrgica do matrimônio, Deus concede ao casal através da Igreja, a bênção sacramental e torna o Matrimônio um caminho de santificação e plena realização.

A Preparação

A fim de se assegurar uma celebração tranquila, é necessário providenciar alguns elementos de ordem prática que veremos a seguir:

– Agendamento;
– Processo canônico;
– Padrinhos;
– Encontro de noivos;
– Conversa com o pároco;
– Datas e horários.

Agendamento

           Um ano antes da data do casamento, aproximadamente, os noivos devem procurar a igreja onde pretendem se casar para escolher a data e horário possíveis. Em nossa paróquia, os casamentos são realizados as sextas feiras, às 20h30, e aos sábados, às 19h, 20h e 21h. Em caso de cancelamento, a comunicação deverá ser feita pessoalmente com a presença de ambos. Nunca por telefone ou e-mail.

Processo Canônico

            É o dossiê formado pelos documentos exigidos pela celebração de matrimônio. Na Igreja em que mora o noivo ou a noiva, será introduzido o processo, ao menos três meses antes da data escolhida. Para tal se requerem:

 – RG e CPF de ambos (cópia);
– Certidão de Batismo original atualizada, para fins matrimoniais. Deve ser obtida na Paróquia onde foram batizados. A validade do mesmo  é de seis meses;

– Comprovante de endereço de residência atual;
– Certificado do Encontro de noivos;
– Na mesma secretaria preencherão a ficha com os dados pessoais dos noivos, dos padrinhos.

Observações

a) Em casos especiais, por motivo de idade inferior, ou de diversidade de religião pode haver necessidade de outros documentos;

b) Caso o processo matrimonial seja feito em outra Paróquia, o mesmo deverá ser entregue pronto à nossa Paróquia, com ao menos um mês de antecedência da data da celebração.

Padrinhos

            Muito importante o papel dos padrinhos. Dada a índole sagrada do Matrimônio, sejam católicos; se casados, tenham o sacramento.

            Normalmente são permitidos cinco casais por cada noivo. Em casos especiais entrar em contato com o padre. Os padrinhos assumem um vínculo espiritual com seus afilhados, afim de poder ser sempre apoio e incentivo à fidelidade e ao amor de um para com o outro. Pede-se que usem trajes convenientes para uma função litúrgica e estejam na igreja 30 minutos antes do casamento.

Encontro de Noivos

            Diante da importância espiritual do Matrimônio, todos os noivos participarão do encontro de preparação. Muito mais do que um simples “cursinho”, trata-se de um momento de forte reflexão, oração e esclarecimentos para o futuro da vida conjugal. Tem contribuído muito para tornar mais expressiva e significativa a celebração e a própria vida dos casais. O encontro começa às 12h, do domingo e se encerra às 19h30, com o final da Missa.

            Às 17h30 desse dia, deverão estar presentes os pais dos noivos para uma reunião com a Pastoral Familiar dada a clara presença deles na vida dos filhos que vão casar. Não se quer obrigar, mas o convite é insistente.

Conversa com o Sacerdote

            Os noivos serão informados, com certa antecedência do horário e data do seu encontro com o sacerdote para esclarecimentos sobre as disposições para a celebração. É fundamental esse colóquio, mesmo para aqueles que fizeram o processo em outra Igreja.

Datas, horários e outros cuidados

   O tempo previsto para a celebração é de 40 minutos, afim de se realizar uma função tranquila e piedosa. Dê-se muita atenção à pontualidade.

 

   O eventual atraso no início não poderá prejudicar o casamento ou função seguinte, implicando em redução do tempo do próprio casamento.

 

   A Paróquia Dom Bosco possui um amplo estacionamento cedido gratuitamente aos convidados;

 

   Todos os que desempenham funções (pais, padrinhos e madrinhas, daminhas etc) devem estar na Paróquia, impreterivelmente, meia hora antes da celebração;

 

   Sobre a possibilidade do casamento religioso com efeito civil deve-se conversar com antecedência na secretaria;

 

   A equipe de música é de livre escolha dos noivos, pede-se que as músicas sejam preferencialmente de contexto religioso-litúrgico;

 

   A ornamentação é de escolha dos noivos; tendo na mesma data mais de uma celebração, pede-se aos noivos que entrem em acordo para a realização da mesma dado que não há possibilidade de ornamentação exclusiva para cada celebração;

 

   Foto-filmagem é de escolha dos noivos; recomenda-se que os profissionais venham trajados com vestes condizentes com a celebração e que atuem com muita discrição.

Observações

   – Todas as empresas contratadas pelos noivos deverão se apresentar a secretaria da Paróquia para obterem:

   – Licença para atuarem na cerimônia;

   – Contrato contendo as normas de trabalho;

   – Acerto da taxa que lhe dará autorização para o serviço.

   Sem essa autorização não poderão atuar em nossa Paróquia.