Nossa História

1931: D. Rosa Paiana Campanella e Família doam à Mitra Arquidiocesana de São Paulo um terreno de 8.000m² para que seja construída uma Igreja sob a evocação de Santa Luzia.

1932: É construída a capela de Santa Luzia, que passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Itaquera. Era assistida pelos padres diocesanos de Itaquera uma vez por mês, quando se celebrava a missa.

1958: A capela de Santo Antonio da Vila Ré é constituída Paróquia. Com isso, a capela de Santa Luzia passa a pertencer à paróquia de Santo Antonio e as missas passam a ser celebradas todos os domingos.

1965: A capela de Santa Luzia se torna Paróquia de Santa Luzia, declarada por Dom Agnelo Rossi, Cardeal, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e instalada por Dom José Lafayete Ferreira Álvares. 

Seu primeiro Pároco foi Padre Francisco Massant (por cinco anos), precedido por Pedre Humberto Wuyts (sete anos), Padre John Joseph Mc Guire (dois meses), José Antonio Ruiz esteve (quatro meses) e Carlos Alberto Diniz Fernandes (quatro anos).

1980: Surge um grupo de estudantes liderado pelo Diácono Nelson Amaro, que foi o primeiro padre ordenado na Paróquia Santa Luzia. No mesmo período a Paróquia recebeu o Padre Wilson Salles, conhecido como Padre Sabé.

1982: Carlos Augusto da Costa (Neno) é ordenado padre e passa a se tornar pároco. Com o Padre Neno, é dado início ao Centro Juvenil. 

1984: O Centro Social da Paróquia Santa Luzia, com o nome de OSEM (Organização Social de Educação do Menor) é fundado.

1987: Chegam os Salesianos, liderados pelo Padre Rosalvino Morán Viñayo. Um grupo de seminaristas salesianos vem conhecer a Paróquia. Entre eles, o Diácono Antonio Francisco Lelo que foi ordenado padre no dia 19 de dezembro de 1987 e se tornou pároco da nossa igreja. 

1988: Padre Antonio dos Santos chega para ser Vigário paroquial.

1990: Chega o Padre José Antonio Paiolla e é instituída a Pastoral da Juventude na Paróquia. Na mesma época, há a chegada das Filhas de Maria Auxiliadora. Padre Antonio Carlso da Silva Ferreira começa a auxiliar a Paróquia nas celebrações aos Domingos. Nesta mesma época, é instituído o Apostolado da Oração na Paróquia.

1996: Chega o Padre Camilo Profiro dos Santos para ser pároco. No mesmo ano, chegam Padre Mauro Gozzi e Padre Hilário Adelino Micheluzzi. O último pertenceu à Paróquia até 2013. Neste período, a Inspetoria Salesiana de São Paulo deu início à construção das atuais instalações do Centro Social, inaugurada em 29 de agosto de 1999

1999: Padre Tetuo Koga é eleito diretor presidente e pároco. Foi o responsável pelo novo prédio do Centro Social da Paróquia Santa Luzia e posteriormente pela construção da nova igreja entre 2002 e 2004. Padre Sérgio Baruffi é Ecônomo e Vigário Paroquial.

2002: Chegam o Padre Antonio José Ballestero como coordenador de Pastora e Vigário Paroquial, Padre Luiz Aparecido Tegami como Vigário Paroquial e Pastoral Vocacional, Padre Germano Slomp como Confessor e Vigário Paroquial e o Coadjutor Antonio Testoni.

2004: Padre Antonio Célio é ordenado padre e assume o cargo de de Diretor tesoureiro. A construção da nova igreja é finalizada.

2005: Padre Antonio Célio se torna o novo Pároco.

2007: A igreja Matriz da Paróquia Santa Luzia foi solenemente dedicada para a maior glória de Deus – a Sagração.

2010: Padre Manoel Pinto Pereira se torna o novo vigário e Diretor secretário da Paróquia.

2011: Padre Plínio Possobom, que já era diretor do Centro Social desde 2010, se torna também o novo Pároco. Na mesma época, chega o Padre Antonio Pascatti Gerotto para ser Vigário e Diretor tesoureiro. 

2012: Padre Antenor Muniz de Andrade Silva chega para ocupar o posto de vigário paroquial. No fim do mesmo ano, Padre Roberto Donizete dos Santos Furtado chega para ser encarregado da ação pastoral na paróquia e Centro Social.

2013: Padre Narciso Ferreira se torna o novo Pároco

2014: Padre Narciso dá lugar ao Padre Hélio Espínula, recém ordenado, para a função de Pároco.

2017:  Padre Cláudio Andrade Motta chega para ser o novo Pároco

2019: Padre Pedro André substitui o Padre Cláudio como Pároco.

2021: Padre Edson Castilho assume a função de Pároco em nossa Paróquia.